Corumbá recebe festival Bike Brasil em novembro

No momento, você está visualizando Corumbá recebe festival Bike Brasil em novembro
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de outubro de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Após uma pequena pausa da temporada que durou de setembro de 2023 a junho deste ano, o Bike Arte Brasil voltou. O projeto do Instituto Aromeiazero levará arte, cultura e bicicletas para as ruas de cinco cidades brasileiras — Corumbá (MS), Recife (PE), Campo Bom (RS), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG).

A nova temporada começa em novembro em Corumbá, com uma série de oficinas educativas e culturais gratuitas ao longo do mês, que culminam em um grande festival no dia 30.

“O Bike Arte Brasil é mais do que um festival, é um movimento que existe desde 2012 visando promover o direito à cidade, democratizar o espaço público e transformar as ruas em locais de convivência, sensibilização e celebração da cidadania, inovação e diversidade”, explica Carol Pires, coordenadora do Bike Arte Brasil.

Entre 2023 e 2024, o festival ampliou seu alcance, adotando o nome Bike Arte Brasil, e realizou edições em São Paulo (SP), Campinas (SP), Blumenau (SC), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).

Foram gerados 255 empregos diretos, refletindo a diversidade e a inclusão em sua essência: 34% desses postos foram ocupados por mulheres cis, 6% por pessoas LGBTQIAP+, 15% por homens cis e 3% por pessoas com deficiência, mostrando o compromisso do Bike Arte Brasil em criar um ambiente de trabalho acessível e inclusivo.

Em suas 17 edições, já impulsionou a obra de diversos artistas visuais, organizou 39 oficinas educativas e culturais gratuitas e proporcionou cerca de 67 shows para um público de 23.435 mil pessoas.

BAB FORTAL 3 scaled

“Cada cidade que recebe o festival é marcada por uma vivência única, onde a arte se encontra com a mobilidade e a comunidade. O Bike Arte Brasil já deixou sua marca em corações e mentes, transformando não apenas a paisagem urbana, mas também a forma como as pessoas se relaciona com a cidade e entre si”, analisa Cadu Ronca, diretor do Instituto Aromeiazero.

A iniciativa tem um papel fundamental na conexão com o público local:  fortalece comunidades e valoriza as identidades locais, criando um ambiente de pertencimento e participação ativa.

“Vivenciei um negócio totalmente fora do comum. Primeiro que a gente está dentro de um evento que valoriza justamente a cultura periférica e também a mobilidade urbana. E tudo isso aconteceu em uma comunidade histórica para gente”, comentou Carlin, participante do Bike Arte Brasil edição Fortaleza.

Além disso, vale reforçar que cada edição demonstrou um compromisso firme com a acessibilidade, adaptando os locais dos eventos para receber pessoas com deficiências diversas e oferecendo interpretação em LIBRAS.

“Vi meu filho autista andando de bike, e eu não consigo descrever o que senti. Eventos como esse contribuem muito para o território e para a vida das pessoas”, comemorou Raphael Salustiano, participante do Bike Arte Brasil edição Campinas.

“Estamos entusiasmados com o retorno do festival. Acreditamos que cada edição é uma chance de transformar espaços públicos em centros de convivência e inclusão. Nossa expectativa é que, através da arte e da bicicleta, possamos fortalecer laços comunitários e celebrar a diversidade local”, finaliza Pires.

A próxima temporada do  Bike Arte Brasil é uma iniciativa do Instituto Aromeiazero, realizada via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, Edenred Ticket Log e Shimano.

A programação completa de Corumbá e das demais cidades será disponibilizada via site:   https://aromeiazero.org.br/bikearte/ .

Sobre o Aromeiazero

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.

Redes Sociais do projeto Bike Arte Brasil

Instagram: https://www.instagram.com/bikearte/ 

Facebook: https://www.facebook.com/bikearte
Flickr: https://www.flickr.com/photos/200868618@N06 

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare