Nem chuva alivia e Rio Paraguai atinge nível mais baixo em 124 anos

No momento, você está visualizando Nem chuva alivia e Rio Paraguai atinge nível mais baixo em 124 anos
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de outubro de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Corumbá (MS)- O Rio Paraguai registrou seu nível mais baixo desde o início das medições em 1900, com 69 centímetros abaixo da cota zero nesta sexta-feira, 18 de outubro. A marca supera o recorde de 1964 e segue em queda, segundo dados da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). A escassez hídrica foi decretada pela primeira vez pela ANA (Agência Nacional das Águas), alertando para a gravidade da seca.

A régua de Ladário, referência para pesquisadores do Pantanal, e outros pontos monitorados no rio indicam que a estiagem severa afeta toda a região. A falta de chuvas significativas é apontada como o principal fator da crise. Mesmo com a previsão de chuvas para o fim de semana, o impacto será pequeno no nível do rio, pois o solo está muito seco e precisa de um período mais prolongado de precipitações para recuperar-se.

seca rio paraguai

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) prevê que as chuvas de outubro a dezembro ficarão dentro da média histórica, variando entre 500 a 800 mm no Estado. No entanto, o calor deve permanecer acima da média, mantendo o alerta para incêndios florestais, mesmo com a possível influência do fenômeno La Niña.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare