O vereador Nelsinho Dib cobrou ontem, terça-feira, 15, um relatório minucioso de todas as obras financiadas pelo Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) em Corumbá, inclusive aquelas que suprimidas do cronograma inicial.
A solicitação foi feita por meio de um requerimento apresentado na sessão ordinária da Câmara Municipal e direcionada ao prefeito Marcelo Iunes. No documento, o vereador pede que o Poder Executivo encaminhe ao Poder Legislativo, todas as informações necessárias para que esta Casa de Leis acompanhe as obras já executadas e as demais que estão programadas.
“Precisamos que o Executivo nos encaminhe um relatório contendo a relação completa das obras inicialmente programadas para serem executadas com os recursos do Fonplata, assim como a relação das obras retiradas da programação inicial, bem como a relação das obras que passaram a fazer parte da programação”, solicitou o vereador.
Nelsinho lembrou que o Fonplata disponibilizou U$ 40 milhões, por meio de financiamento para Corumbá, com uma contrapartida do mesmo valor por conta do Município e que teve boa parte assumida pelos governos estadual e federal.
Ainda no documento apresentado, o vereador cobrou o envio à Câmara de um relatório constando as obras já executadas, quais continuam por executar, bem como os valores aplicados em cada uma dessas obras, e quanto o Município ainda tem disponível para investir na cidade.
Solicitou ainda encaminhamento das justificativas legais que permitiram ao Executivo Municipal editar o Decreto Orçamentário nº 73, de 27 de setembro de 2024, em pleno período eleitoral, publicado no Diário Oficial do Município, Edição n.º 2.992, do dia 09 de outubro de 2024 e que, em função dele, possibilitou diversos apostilamentos de contratos de obras e serviços administrados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Infraestrutura
Já por meio de indicação, o vereador solicitou ao prefeito da cidade, a execução de serviços de reparo e recomposição do pavimento da Avenida General Rondon, paralelepípedo, em frente à conhecida Escadinha da Quinze.
No local foram realizados serviços para instalação de grelhas captadoras de águas pluviais, mas que estão se desalinhando com afundamento severo, dificultando o tráfego de pessoas na região, inclusive o acesso à Praça Generoso Ponce.