A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) está entre os finalistas do 28º Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O destaque é o Projeto NAVIO (Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada), que visa levar serviços de saúde às comunidades ribeirinhas e de difícil acesso no Pantanal.
O projeto é fruto de uma parceria entre a SES/MS, Marinha do Brasil, Fiocruz Minas e SES/MT, utilizando embarcações adaptadas para fornecer atendimento médico, odontológico, medicamentos e exames às populações que enfrentam barreiras geográficas para acessar cuidados de saúde.
Além de reduzir desigualdades no atendimento, a iniciativa estuda a saúde dos moradores, dos animais e do meio ambiente, analisando também os impactos das mudanças climáticas na região.
O concurso da ENAP reconhece iniciativas que melhoram a gestão pública e ampliam o acesso a serviços essenciais. A votação popular está aberta e pode ser feita no site da ENAP até 31 de outubro.