Onça-Pintada é vista passeando ao lado do filhote no Pantanal após incêndios

No momento, você está visualizando Onça-Pintada é vista passeando ao lado do filhote no Pantanal após incêndios
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de outubro de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Miranda (MS)- Um vídeo de uma onça-pintada e seu filhote, capturado pelo biólogo e guia de safari Marcos Ávila, viralizou nas redes sociais, trazendo esperança em meio a tantas notícias sobre os incêndios no Pantanal. As imagens, mostram Surya, a mãe, e Dakari, o filhote, caminhando pela vegetação em Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Durante a filmagem, é possível ver Surya tentando chamar a atenção de Dakari, que, por estar um pouco receoso, se esconde no capim alto. Em um gesto protetor, a mãe se aproxima para buscar o filhote, reforçando a forte ligação entre eles.

No dia seguinte, a dupla foi novamente avistada na mesma área, que está sob monitoramento do projeto Onçafari. Desta vez, Surya se encontrava deitada em uma sombra, chamando Dakari para se aproximar. A postagem sobre o evento destacou: “Apesar da resistência no início, o filhote foi para perto da mãe.”

Dakari, com cerca de três meses de idade, é um dos sobreviventes dos incêndios que devastaram a região de Corumbá e Miranda este ano. Até o momento, ainda não foi possível determinar o sexo do filhote, mas seu aparecimento saudável traz um sinal de esperança para a fauna local.

” O processo de habituação é gradual, envolve paciência e muito respeito aos animais. É preciso avistar muitas vezes um mesmo indivíduo, para que aos poucos o veículo seja entendido como parte da paisagem. As mães habituadas são grandes “professoras”, pois passam esse comportamento ao longo das gerações.

É importante lembrar que mesmo habituados, os animais continuam selvagens e livres em seu ambiente natural – mais do que isso, eles só se mostram quando se sentem à vontade e seguros.”

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare