Corumbá comemora 246 anos com desfile e show na Praça Generoso Ponce

Você está visualizando atualmente Corumbá comemora 246 anos com desfile e show na Praça Generoso Ponce
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de setembro de 2024

Corumbá, conhecida como a “Capital do Pantanal”, comemora neste sábado (21) seus 246 anos de fundação. Com uma população estimada em 96 mil habitantes, conforme o IBGE, e ocupando uma área de 64.432,45 km², a cidade é marcada por sua rica história e localização estratégica no Pantanal.

As festividades começam às 17h, com um desfile cívico-militar no cruzamento das ruas 13 de Junho e Frei Mariano. O evento será aberto pelo pavilhão da Marinha do Brasil, acompanhado pelas apresentações do Exército e da Força Aérea, além da participação de escolas e entidades locais.

Para encerrar a celebração, o Trio Parada Dura, banda sertaneja com mais de 50 anos de trajetória, faz um show na Praça Generoso Ponce, trazendo animação à noite da população.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

História

A origem de Corumbá remonta ao século XVI, quando os portugueses exploraram a região em busca de ouro. Em 1778, o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque foi fundado para proteger a fronteira brasileira dos espanhóis. Com o fim da mineração e a Rebelião Cuiabana, o arraial ficou abandonado e miserável até que o Brasil e o Paraguai estabeleceram relações diplomáticas, com a livre navegação de embarcações através do Rio Paraguai, favorecendo assim, o crescimento populacional e econômico da região. Foi nessa época que o arraial se tornou distrito e, em 1850, município.

O porto de Corumbá foi o principal fator de desenvolvimento da cidade, que se tornou o terceiro maior porto fluvial da América Latina no final do século XIX. Durante a Guerra da Tríplice Aliança, Corumbá foi invadida e devastada pelo exército paraguaio, mas foi retomada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho em 1867. A Praça da República foi palco da batalha final que expulsou os paraguaios do solo mato-grossense.

A cidade recebeu imigrantes europeus e sul-americanos que contribuíram para sua diversidade cultural e econômica. No século XX, a cidade passou por mudanças com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a exploração mineral e as atividades rurais. Com 60% do Pantanal, Corumbá também se destaca pelo turismo ecológico e cultural.

Corumbá celebra seus 245 anos, mantendo viva, as suas tradições, cultura e prospecção de crescimento econômico através dos seus potenciais turísticos e minerais.