Marinha do Brasil entrega cartas náuticas da Hidrovia Paraguai-Paraná à Armada Paraguaia

No momento, você está visualizando Marinha do Brasil entrega cartas náuticas da Hidrovia Paraguai-Paraná à Armada Paraguaia
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de setembro de 2024

A Marinha do Brasil (MB) participou, na primeira semana de setembro, de reuniões em Assunção, capital do Paraguai, para discutir o manejo estratégico da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP) e reafirmar o compromisso da Força Naval com a Segurança da Navegação neste importante canal para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de ambos os países. Durante a visita, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, entregou 34 cartas náuticas da Foz do Rio Apa a Assunção, que correspondem aos 542 quilômetros do trecho da hidrovia de soberania exclusivamente paraguaia. 

Além do Comandante da Marinha, a comitiva brasileira, composta pelo Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho; pelo Comandante do 6⁰ Distrito Naval, Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes; e pelo Diretor do Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), Capitão de Fragata Felipe Tangari; foi recebida, no dia 2 de setembro, pelo Presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio Mburuvicha Róga. 

Durante a reunião, foram discutidas a navegabilidade e a importância da HPP para a economia, além dos acordos estabelecidos entre Paraguai e Brasil sobre o tema. Foi entregue, de forma simbólica, a Carta Náutica 3300 “Da Isla Banco Morales à Bahía de Asunción”.

Para o Presidente Santiago Peña, “o Paraguai e o Brasil, que fazem parte deste recurso tão importante, necessitam ter uma visão de longo prazo, aproximadamente 50 anos, uma vez que a HPP é uma das hidrovias que possuem os maiores fluxos de comercialização em todo o mundo. Assim, as cartas náuticas entregues constituem um documento técnico de altíssimo valor para a Segurança da Navegação”. 

No dia 3 de setembro, a comitiva brasileira foi recebida pelo Comandante da Armada do Paraguai (ARPAR), Vice-Almirante Lucio Benítez Escalante na sede do Quartel General do Comando da Armada do Paraguai, onde o Comandante da Marinha entregou as cartas náuticas, da Foz do Rio Apa a Assunção. Os dados para a elaboração das cartas foram levantados e analisados pelo CHN-6, por meio do Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”, e as cartas produzidas pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

01 81
Levantamento e análise de dados foram conduzidos pelo CHN-6 por meio do Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”

O Comandante da Marinha destacou “ser imperioso reconhecer que, para garantir a segurança e a eficácia da navegação nessas vias, as cartas náuticas se destacam como instrumentos essenciais para salvaguarda dos recursos naturais e estratégicos que elas abrigam. A entrega das cartas náuticas reafirma, sobretudo, os laços históricos, estratégicos e fraternos que há décadas unem nações que compartilham estratégica hidrovia como meio de incremento comercial e cooperação mútua”.

Em agradecimento ao apoio contínuo do Brasil, o Comandante da ARPAR reiterou a parceria entre os países. “A HPP é uma artéria de extrema importância para a economia nacional. Buscamos ter uma aliança estratégica e que essa hidrovia esteja habilitada 365 dias por ano para garantir e fortalecer a economia e o comércio em toda ela. Esse gesto da MB, que sempre vem cooperando conosco, proporciona, além de campanhas hidrográficas, o intercâmbio entre as Forças”, destacou.

Cooperação Internacional

A Comissão SONDOPE (Sondagem Operativa), realizada pela MB em cooperação ao governo do Paraguai, visa obter informações estratégicas de navegabilidade do Rio Paraguai em território Paraguaio, a fim de garantir a Segurança da Navegação de navios brasileiros e de bandeira estrangeira, permitindo o tráfego das exportações e importações do Brasil e de países signatários pela hidrovia. 

Anualmente, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”, embarcação subordinada ao CHN-6, percorre o Rio Paraguai para coleta de dados hidrográficos. Nas comissões, são utilizadas as Lanchas de Sondagem “Hotel” e “Joaninha”, as quais possuem capacidade para aquisição de dados batimétricos monofeixe. Após obtenção e processamento, militares do CHN-6 analisam e efetuam a geração dos elementos que subsidiarão a atualização e a confecção dos produtos náuticos da área de interesse. As cartas náuticas são disponibilizadas em versão eletrônica, de forma gratuita, aos navegantes no site do CHM.

02 57
Rio Paraguai constitui-se como importante canal para escoamento de mercadorias- Imagem: CHN-6

“Com as mudanças devido às dinâmicas sazonais da HPP, torna-se necessária a atualização anual das cartas náuticas para a Segurança da Navegação. Este trabalho contínuo reflete o compromisso da MB em assegurar que o Rio Paraguai permaneça como via próspera e segura, vetor de desenvolvimento e progresso de ambos os países”, explicou o Diretor do CHN-6.

03 31
Trecho das 34 cartas náuticas. Imagem: CHN-6


O que são Cartas Náuticas?

As Cartas Náuticas são documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação; são geralmente construídas na Projeção de Mercator e representam os acidentes terrestres e submarinos, fornecendo informações sobre profundidades, perigos à navegação (bancos, pedras submersas, cascos soçobrados ou qualquer outro obstáculo à navegação), natureza do fundo, fundeadouros e áreas de fundeio, auxílios à navegação (faróis, faroletes, boias, balizas, luzes de alinhamento, radiofaróis, etc.), altitudes e pontos notáveis aos navegantes, linha de costa e de contorno das ilhas, elementos de marés, correntes e magnetismo e outras indicações necessárias à segurança da navegação.