Frente fria se aproxima de MS, mas previsão de chuva ainda é incerta

No momento, você está visualizando Frente fria se aproxima de MS, mas previsão de chuva ainda é incerta
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de setembro de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

A seca, a onda de calor e a fumaça dos incêndios florestais têm levantado questionamentos sobre quando Mato Grosso do Sul voltará a ter chuvas significativas. Segundo previsões meteorológicas, é esperado que o sul do estado receba alguma precipitação ainda em setembro, mas as chuvas devem ser esparsas.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) indica a possibilidade de chuva já no fim de semana, impulsionada por uma frente fria e um sistema de baixa pressão no Paraguai. No entanto, a precipitação exata ou o volume de chuva não foram detalhados. Regiões como o sul, sudeste, oeste e centro do estado devem ser as mais beneficiadas, com queda de temperaturas e aumento da nebulosidade.

Previsão a curto prazo

Nos próximos dias, o tempo segue firme, mas com maior nebulosidade, principalmente nas regiões sul e oeste. As temperaturas permanecerão elevadas, com mínimas de 21 a 24°C e máximas de 34 a 39°C em grande parte do estado. Campo Grande, por exemplo, deve registrar temperaturas entre 23 e 37°C.

Prognóstico de setembro

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o mês de setembro deverá apresentar chuvas acima da média apenas na porção sul do estado, enquanto o restante do Mato Grosso do Sul verá precipitações próximas ou abaixo da média climatológica.

A persistência de massas de ar seco, típica dessa época do ano, segue impactando a umidade relativa do ar, ampliando as condições para queimadas e problemas respiratórios.

Recordes de baixa umidade

O mês de setembro já trouxe recordes de baixa umidade em quatro cidades do estado, com níveis chegando a 7% em Coxim, Paranaíba, Sonora e Três Lagoas. Outras localidades, como Água Clara, Costa Rica e Porto Murtinho, registraram 8%. Em Campo Grande, o nível mais baixo foi de 10% nos primeiros dias de setembro.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare