Justiça Eleitoral impõe nova multa a radialista por divulgar pesquisa irregular em Corumbá

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral impõe nova multa a radialista por divulgar pesquisa irregular em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de setembro de 2024

Corumbá (MS)- A Justiça Eleitoral aplicou uma nova multa ao radialista Joel de Souza, desta vez no valor de R$ 90.448,50, por divulgar uma pesquisa de intenção de votos não registrada, favorecendo o candidato Luiz Antônio Pardal, do Progressistas, nas eleições municipais de Corumbá. A decisão, assinada pelo juiz Jessé Cruciol Júnior, da 7ª Zona Eleitoral, foi publicada na quarta-feira (11).

A punição veio após uma representação da coligação “União por Corumbá”, que acusou o radialista de usar sua posição na Rádio Fortaleza, localizada na Bolívia, para promover a pesquisa irregular em prol da coligação “Seguindo Juntos por Corumbá”, liderada por Pardal. Em agosto, Joel já havia sido multado em mais de R$ 70 mil reais, juntamente com o prefeito Marcelo Iunes, por divulgar uma pesquisa semelhante.

A defesa de Joel de Souza alegou que ele não mencionou detalhes específicos da pesquisa e que suas falas eram protegidas pelo direito à liberdade de expressão. No entanto, o magistrado rejeitou essa argumentação, afirmando que a divulgação de pesquisas irregulares compromete a integridade do processo eleitoral, influenciando a opinião pública de maneira indevida.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

Além da multa, o juiz determinou que o radialista retire de suas redes sociais todo conteúdo relacionado à pesquisa, sob risco de novas penalidades diárias em caso de descumprimento. A reincidência do radialista no mesmo tipo de infração foi um fator que pesou na decisão judicial, que visa assegurar a isonomia entre os candidatos e a transparência das eleições.