Operação Ágata: brasileiro e bolivianas são detidos com drogas durante fiscalização

No momento, você está visualizando Operação Ágata: brasileiro e bolivianas são detidos com drogas durante fiscalização
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de setembro de 2024

Corumbá (MS)- Ação de fiscalização desencadeada pela Operação Ágata Fronteira Oeste, coordenada pelo Ministério da Defesa com a participação das Forças Armadas e órgãos de segurança, resultou na prisão de três pessoas por tráfico de drogas em Corumbá, nesta terça-feira (3). As ações ocorreram no âmbito das fiscalizações intensificadas na BR-262, no Posto de Fiscalização Lampião Aceso.

Na primeira ocorrência, por volta das 14h, militares do 17º Batalhão de Fronteira (17º B Fron) abordaram um ônibus que seguia de Puerto Suárez, na Bolívia, para o Rio de Janeiro (RJ). Duas mulheres bolivianas foram flagradas com quatro tabletes de cocaína amarrados aos corpos, totalizando 3,215 quilos da droga. Ambas foram encaminhadas à Delegacia da Polícia Federal em Corumbá.

Mais tarde, às 23h45, outro ônibus, que seguia de Corumbá para Campo Grande, foi fiscalizado pelos militares. Um passageiro brasileiro foi preso ao ser encontrado com três tabletes de maconha, pesando 2,075 quilos, além de um tablete de cocaína com 0,053 quilos. O homem foi levado para a Polícia Civil de Corumbá.

Operação Conjunta Ágata Fronteira Oeste

A Operação Ágata Oeste integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), do Governo Federal, sendo caracterizada por ações integradas entre as Forças Armadas e diversos órgãos de segurança pública e de fronteira, incluindo agências federais e estaduais. Essa colaboração visa garantir uma resposta coordenada e eficiente às ameaças na região.

Nesta edição, são empregados 1,7 mil militares e utilizadas 12 aeronaves, 16 embarcações e 217 viaturas, além do satélite do Projeto Lessonia e da Aeronave Remotamente Pilotada Hermes RQ-900, que permitirá uma vigilância mais eficaz e abrangente da área de operação.