Na reta final do inverno, Mato Grosso do Sul irá enfrentar mais uma onda de calor. A partir de segunda-feira (2), os termômetros voltam a subir, ficando 5ºC graus acima da média e a umidade relativa do ar também pode atingir valores de emergência, ficando abaixo dos 12%.
A nova massa de ar quente e seco se estabelece sobre o Brasil, atingindo o Estado, na primeira semana de setembro. No dia 2 de setembro a previsão é que o calor faça os termômetros ficarem 2,5ºC acima da média, porém a partir do dia 3 de setembro a temperatura irá subir, permanecendo 5ºC acima da média até o dia 7 de setembro em várias cidades de Mato Grosso do Sul.
Conforme a previsão do Climatempo, essa onda de calor pode ser mais forte em termos de duração e temperaturas do que as registradas nos meses de março, abril e maio.
O tempo promete mudar a partir do dia 19 de setembro com a chegada da primeira frente fria do mês. Já no dia 22 de setembro começa oficialmente a primavera, que se estende até o dia 21 de dezembro.
Sem chuvas
Nesta quinta-feira, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) durante live da Operação Pantanal, divulgou a previsão para o mês de setembro.
De acordo com a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, as condições meteorológicas do próximo mês favorecem a ocorrência de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, principalmente na região do Pantanal.
Enquanto as temperaturas ficarão acima da média, o mesmo não ocorre em relação à previsão da precipitação, que irá ficar abaixo da média histórica.