Calor intenso marca fim do inverno em MS

Você está visualizando atualmente Calor intenso marca fim do inverno em MS

Na reta final do inverno, Mato Grosso do Sul irá enfrentar mais uma onda de calor. A partir de segunda-feira (2), os termômetros voltam a subir, ficando 5ºC graus acima da média e a umidade relativa do ar também pode atingir valores de emergência, ficando abaixo dos 12%.

A nova massa de ar quente e seco se estabelece sobre o Brasil, atingindo o Estado, na primeira semana de setembro. No dia 2 de setembro a previsão é que o calor faça os termômetros ficarem 2,5ºC acima da média, porém a partir do dia 3 de setembro a temperatura irá subir, permanecendo 5ºC acima da média até o dia 7 de setembro em várias cidades de Mato Grosso do Sul.

Conforme a previsão do Climatempo, essa onda de calor pode ser mais forte em termos de duração e temperaturas do que as registradas nos meses de março, abril e maio.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

Temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média em MS. (Foto: Climatempo)
Temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média em MS. (Foto: Climatempo)

O tempo promete mudar a partir do dia 19 de setembro com a chegada da primeira frente fria do mês. Já no dia 22 de setembro começa oficialmente a primavera, que se estende até o dia 21 de dezembro.

Sem chuvas 

Nesta quinta-feira, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) durante live da Operação Pantanal, divulgou a previsão para o mês de setembro.

De acordo com a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, as condições meteorológicas do próximo mês favorecem a ocorrência de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, principalmente na região do Pantanal.

Enquanto as temperaturas ficarão acima da média, o mesmo não ocorre em relação à previsão da precipitação, que irá ficar abaixo da média histórica.