O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a contratação temporária de 144 brigadistas para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, com foco em quatro municípios da região do Pantanal. A medida foi oficializada em portaria publicada nesta terça-feira (27) no Diário da União, assinada pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
As contratações incluem a formação de duas equipes em Aquidauana e uma em Miranda, cada uma composta por um chefe de brigada, dois chefes de esquadrão e 12 brigadistas. Porto Murtinho receberá dois grupos, com um chefe de brigada, três chefes de esquadrão e 18 brigadistas. Corumbá terá a maior estrutura, com dois chefes de brigada, seis chefes de esquadrão e 36 brigadistas.
Além dos combatentes, o Ibama autorizou a contratação de nove brigadistas de queima prescrita e três supervisores estaduais de brigada para o Estado. Essa medida é uma resposta à situação crítica enfrentada pelo Pantanal, que registrou 4.216 focos de incêndios apenas neste mês, sendo 2.538 no bioma, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No mesmo período do ano passado, o número de pontos de calor foi de 219.
Apesar das chuvas recentes, o risco de novos incêndios continua alto, exigindo reforço nas equipes de combate.