Na última quinta-feira, 8 de agosto, a Brigada de Combate a Incêndios da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra reforçou seu alerta contra as queimadas em uma reunião com Pai Bira de Oxóssi, presidente da AMOAFRO e representante dos povos de terreiros de Ladário. O encontro, organizado pelo Conselho Gestor da APA, presidido por Márcio Cavasana, teve como foco a conscientização dos adeptos das religiões de matriz africana.
A brigada pediu o apoio de Pai Bira para evitar que os adeptos das religiões acendam velas durante rituais de entrega realizados na APA Baía Negra e no Assentamento 72, ambos situados na zona rural de Ladário. Com a mata extremamente seca devido à estiagem, velas acesas encontradas após cerimônias representam um risco significativo de incêndios.
Além da seca, a umidade relativa do ar abaixo do normal agrava a situação, aumentando as chances de que pequenos focos de fogo se tornem incontroláveis, ameaçando a vegetação, plantações e até residências próximas. O alerta é um esforço para prevenir danos maiores em um cenário já vulnerável.
✅ Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷