Filhotes de onça-pintada são encontrados carbonizados por incêndio no Pantanal

No momento, você está visualizando Filhotes de onça-pintada são encontrados carbonizados por incêndio no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de agosto de 2024

Aquidauana (MS)- Dois filhotes de onça-pintada carbonizados foram encontrados na região de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, uma das áreas mais afetadas pelos incêndios recentes. As imagens dos filhotes foram divulgadas nas redes sociais pelo fotógrafo Marcelo Melo e por outros ambientalistas.

Conforme relatado por Paula Helena, bióloga chefe do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap), os animais realmente morreram carbonizados, mas seus corpos foram deslocados e posicionados em uma árvore queimada para a fotografia, visando gerar um impacto visual.

“Embora os animais tenham morrido carbonizados, foram manipulados e colocados na árvore para criar um efeito sensacionalista”, afirmou Paula Helena.

Os incêndios no Pantanal começaram mais cedo este ano e já destruíram 1,245 milhão de hectares, sendo 979,9 mil em Mato Grosso do Sul e 265 mil em Mato Grosso, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ).

Marcelo Melo, que visitou o local dos filhotes, registrou a devastação causada pelos incêndios. Diego Viana, biólogo do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), enfatizou a importância das onças-pintadas para o bioma.

“A onça-pintada é uma espécie chave no ecossistema, essencial para a conservação. Sua morte afeta a cadeia alimentar e a qualidade ambiental do bioma”, disse Viana.

Nos últimos dias, os incêndios no Pantanal formaram redemoinhos de fogo e cobriram o céu de vermelho, isolando ribeirinhos devido à fumaça. Após um breve período sem incêndios em junho, os focos de fogo retornaram devido às altas temperaturas e baixa umidade. A região ao redor de Corumbá, conhecida como a “Capital do Pantanal”, foi particularmente afetada, com incêndios ameaçando a BR-262 e áreas turísticas como o Buraco das Piranhas. No sábado (3), outro incêndio de grandes proporções deixou o céu vermelho na região da ponte sobre o Rio Paraguai.