Lula acompanha trabalho de aeronaves no combate ao fogo no Pantanal | vídeo

Você está visualizando atualmente Lula acompanha trabalho de aeronaves no combate ao fogo no Pantanal | vídeo
  • Autor do post:
  • Post publicado:31 de julho de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (31) para sancionar o projeto de lei nº 1.818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, e sobrevoar áreas do Pantanal afetadas por incêndios florestais. Lula desembarcou no Aeroporto de Corumbá acompanhado de membros do Governo Federal.

Logo após a chegada, o presidente embarcou em um helicóptero para avaliar os focos de incêndio e a atuação das brigadas no combate às chamas. Durante o sobrevoo, Lula esteve ao lado do governador Eduardo Riedel, observando a ação dos aviões que lançam água para conter o fogo. Imagens do trajeto foram divulgadas pela assessoria no perfil oficial do presidente no Instagram, mostrando Lula e os brigadistas em ação.

Ao retornar a Corumbá, Lula visitou a base do Ibama/Prevfogo, acompanhado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo governador Eduardo Riedel, e por Rodrigo Agostinho, representante do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Durante a visita, foram discutidas as estratégias e ações de combate aos incêndios.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

A sanção do PL nº 1.818/2022, que regulamenta as queimadas prescritas e controladas e propõe diretrizes para o uso do fogo de forma segura, foi um dos pontos altos da visita. O projeto também estabelece punições para a “queima controlada” inadequada em áreas florestais e rurais. A nova política nacional visa prevenir e combater incêndios florestais de maneira eficaz.

O Ministério do Meio Ambiente destacou que 890 profissionais federais, incluindo integrantes das Forças Armadas, do Ibama, do ICMBio, da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Federal, estão envolvidos no combate aos incêndios no Pantanal. A operação conta com 15 aeronaves e 33 embarcações. Até 28 de julho, foram registrados 82 focos de incêndio, dos quais 45 foram extintos e 37 permanecem ativos, com 20 deles controlados. As equipes de resgate já salvaram 555 animais silvestres.

A comitiva presidencial incluiu os ministros Rui Costa (Casa Civil), José Múcio (Defesa), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Wellington Dias (Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Eloy Terena (Povos Indígenas) e Laercio Portela (interino da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República).