Lula deve visitar Corumbá para avaliar combate aos incêndios no Pantanal

No momento, você está visualizando Lula deve visitar Corumbá para avaliar combate aos incêndios no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:26 de julho de 2024

Corumbá (MS)- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve seguir para Corumbá na próxima semana, marcando sua segunda viagem oficial ao Mato Grosso do Sul desde que assumiu o cargo em 2022 e a primeira à cidade de Corumbá. A visita está prevista para o dia 31 de julho, quinta-feira.

Embora os horários e compromissos específicos de Lula ainda não tenham sido definidos, pessoas próximas ao presidente dão como certo que ele acompanhará de perto o trabalho das equipes de combate aos incêndios que assolam o bioma do Pantanal há meses. Conforme o protocolo do Planalto, os compromissos oficiais do presidente só são divulgados com 24 horas de antecedência.

A visita de Lula estava inicialmente programada para a semana passada, mas foi adiada devido a outros compromissos presidenciais, conforme relatado pela revista Veja.

Nos últimos meses, o Pantanal recebe a atenção de várias autoridades do governo federal. Em junho, as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Planejamento, Simone Tebet, visitaram a região, sobrevoando o bioma e anunciando investimentos e parcerias com o governo estadual para a prevenção e combate às chamas. Em 16 de julho, ambas retornaram à região, desta vez acompanhadas do ministro Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional, para anunciar novos repasses e celebrar a redução dos focos de incêndio.

ministros pantanal
MInistros já estiveram em duas oportunidades acompanhando os trabalhos de combate aos incêndios no Pantanal

A primeira visita de Lula ao Mato Grosso do Sul após sua eleição foi em 12 de abril deste ano, quando ele esteve em Campo Grande. Na ocasião, o presidente anunciou a ampliação das exportações de carne do Brasil para a China, durante um evento na unidade da JBS da Capital. Esse evento marcou o despacho do primeiro carregamento dos 38 frigoríficos brasileiros recém-habilitados para exportar para o mercado chinês.

A expectativa é de que a visita de Lula a Corumbá traga ainda mais atenção e recursos para o combate aos incêndios no Pantanal, além de fortalecer as iniciativas já em andamento para a proteção do bioma.