Sete focos de incêndio mobilizam forças de combate no Pantanal

No momento, você está visualizando Sete focos de incêndio mobilizam forças de combate no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de julho de 2024

Os combates aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul persistem, com sete novos focos identificados, impulsionados pelo aumento das temperaturas e ventos fortes, que atingiram 34 ºC e rajadas de até 37 km/h. Nesta sexta-feira (19), o Estado registrou um aumento significativo nos incêndios, exigindo maior dedicação das equipes de combate. No 109º dia de operação, novas áreas foram monitoradas e combatidas pelas GCIFs do CBMMS.

As equipes, compostas por bombeiros militares, brigadistas do PrevFogo e forças nacionais, atuam em várias regiões: Rabicho, Porto da Manga, Nhecolândia, Paiaguás, Brasilândia-MS e Bonito-MS. Elas utilizam tecnologias de monitoramento e aeronaves para combater os focos de incêndio.

Na região de Rabicho, as ações incluíram combate noturno e uso de aeronaves para lançar água. Em Porto da Manga, o monitoramento é realizado com drones e satélites. Na Nhecolândia, duas áreas críticas são mantidas sob controle rigoroso.

O efetivo atual conta com 102 bombeiros militares, 75 militares da Força Nacional, além de apoio das Forças Armadas e agentes ambientais. A frota inclui 13 aeronaves, 5 caminhões de combate, 6 embarcações e várias caminhonetes equipadas. A vigilância é contínua no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

O CBMMS aconselha precauções ao encontrar fumaça em rodovias e destaca a importância de contato pelo número 193.