Ao completar 20 anos, o grupo de teatro Fulano di Tal celebra levando cultura para todas as regiões de MS e compartilhando conhecimento com artistas locais, por meio do projeto ´Fulano di Tal – Ato 20´. O projeto está com inscrições abertas para a oficina ´Teatro expandido – A cidade como palco´, com o diretor, professor, dramaturgo e pesquisador do grupo Clowns de Shakespeare (RN), Fernando Yamamoto, que acontecerá entre 05 e 09 de agosto. O projeto está sendo realizado com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), do Governo do Estado de MS.
A oficina ´Teatro expandido – A cidade como palco´ é um encontro prático-teórico com o artista Fernando Yamamoto, que vem desenvolvendo na última década pesquisas a partir dos trabalhos para a rua, como .de/en.con.tro/ce_rn, Lavínias, Sua Incelença, Ricardo III, o Laboratório da Cena Clowns de Shakespeare e Ubu: o que é bom tem que continuar!
Nos encontros serão abordadas possibilidades de criação cênica para espaços alternativos e públicos, no trânsito entre as linguagens performativas/de ocupação urbana e o teatro popular. Passando pelo treinamento técnico de atores e atrizes para espaços abertos; espacialização da voz; mapeamento e composição espacial; abordagens relacionais e construção dramatúrgica para a rua.
Ministrante traz ampla bagagem profissional do RN para MS!
Yamamoto foi um dos fundadores dos Clowns de Shakespeare, grupo criado em 1993 em Natal (RN) e, pelo grupo, dirigiu inúmeras obras. Atualmente, além de diretor, professor, dramaturgo e pesquisador deste grupo, também é diretor do Departamento de Programas, Projetos e Eventos da Secretaria de Cultura de Natal e coordena o projeto de idealização da Escola Livre de Teatros dos Clowns de Shakespeare.
Ele também tem investido na tradução de obras dramatúrgicas, da língua espanhola e inglesa e, como pesquisador, desenvolveu a pesquisa Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste, na qual mapeou mais de 100 grupos na região.
Inscrições devem ser realizadas até 04 de julho!
A oficina será realizada de 05 até 09 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 13h às 17 horas e, das 18h às 22 horas, em Campo Grande. No total, serão 40 horas de oficina. São 10 vagas para artistas de Campo Grande e mais 10 vagas para artistas de outras cidades de Mato Grosso do Sul. Os artistas de fora da capital serão contemplados com uma bolsa-residência; que inclui passagens de ida e volta, hospedagem, alimentação e translado (hotel, restaurante, oficina).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por este link até 04 de julho, preenchendo um formulário com dados pessoais, carta de intenção, entre outras informações. Podem se inscrever artistas, profissionais ou não profissionais, pesquisadores e/ou interessados nas artes da cena, teatro e performance de todo o Estado do Mato Grosso do Sul.
No dia 08 de julho serão divulgados os nomes dos participantes selecionados. Receberão certificado aqueles que tiverem 100% de participação na oficina.
Mais informações pelo site www.fulanodital.com, pelo telefone/whatsapp: (67) 98129-7263 e pelo Instagram do grupo @fulanodital.
Realização
Fulano di Tal
Investimento
- Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS)
- Fundação de Cultura de MS (FCMS)
- Governo do Estado de MS