Um avião de pequeno porte proveniente da Bolívia foi interceptado nesta quarta-feira (26/6) nas proximidades de Porto Velho, Rondônia. Ao ser abordado, o piloto não obedeceu às ordens das autoridades brasileiras e fugiu. A operação foi realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), em conjunto com a Polícia Federal (PF).
A aeronave foi detectada por radares da FAB em Rondônia, após ações de inteligência da PF. Dois caças A-29 Super Tucano, da defesa aérea, foram acionados para realizar a interceptação, que ocorreu na manhã desta quarta.
A invasão do avião boliviano em território brasileiro foi tratada como ilícita. Ao ser abordado, o piloto não foi colaborativo ao desobedecer todas as orientações feitas pela defesa aeroespacial brasileira. O piloto fugiu até ingressar no espaço aéreo da Bolívia, onde as ações brasileiras foram interrompidas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
O modelo da aeronave interceptada é o Cessna 401A, com capacidade para cerca de 3 a 4 passageiros.
As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com objetivo de coibir entradas ilegais no Brasil.