1ª equipe da Força Nacional chega para auxiliar no combate aos incêndios no Pantanal

Você está visualizando atualmente 1ª equipe da Força Nacional chega para auxiliar no combate aos incêndios no Pantanal

Quarenta homens que integram a Força Nacional chegaram ao Pantanal de Corumbá, município sul-mato-grossense a 418 quilômetros de Campo Grande, na noite desta quinta-feira (27). As equipes irão atuar como reforço no combate aos incêndios florestais que assolam o bioma há mais de 80 dias.

2rvck25labuo8
Equipes participaram de rápida cerimônia que dá boas-vindas aos novos companheiros de trabalho. (Foto: Alex Machado)

Na coletiva de imprensa que apresentou a frota de combatentes, o coronel Frederico Reis, do Corpo de Bombeiros, destacou as duas dificuldades enfrentadas pelas equipes. Além do deslocamento, que pode demorar cerca de duas horas, a permanência.

3mlh2t1tq2o0g
O coronel Frederico Reis destacou que mais 42 combatentes chegarão ao Pantanal nesta sexta-feira (28). (Foto: Alex Machado)

“Temos dois gargalos, duas dificuldades para superar e dar sequência aos trabalhos. E com o reforço, vamos permanecer combatendo com mais agilidade. Temos uma evolução constante das chamas, até pela mudança climática”, destacou.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

A queda na temperatura, oriunda de uma frente fria que chegou a Mato Grosso do Sul nesta semana, ajudou no combate de incêndios em regiões isoladas. “Essa mudança trouxe uma massa de ar fria, úmida, e que faz com que o fogo evolua de forma mais devagar e o homem consiga chegar mais próximo antes de um desastre maior”, concluiu o coronel.

O major Marinaldo Gomes Rocha, que atua no Corpo de Bombeiros Militar de Tocantins, comandará a tropa. Para a reportagem, ele contou que mais 42 combatentes chegarão na tarde de sexta-feira (28). “Levamos dois dias para chegar aqui, porque a gente só roda durante o dia. São mais de 25 viaturas pequenas e duas grandes, carregadas com materiais diversos para cessar as chamas”, explicou.

“Para nós é uma satisfação e uma honra estar aqui colaborando com esse Estado, e com a equipe local dos bombeiros. Estamos focados no nosso trabalho. Só isso que interessa para nós no momento”, pontuou Rocha.