Ladário e Brigada voluntária reforçam estratégias de prevenção de incêndios na APA Baía Negra

Você está visualizando atualmente Ladário e Brigada voluntária reforçam estratégias de prevenção de incêndios na APA Baía Negra
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de junho de 2024

Na quinta-feira, 20 de junho, a Prefeitura de Ladário, por intermédio da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, organizou uma reunião com a Brigada Voluntária de Incêndio da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra.

O encontro, realizado na zona rural do município, teve como objetivo principal avaliar a prontidão dos recursos materiais e humanos disponíveis, além de alinhar estratégias de ação para eventuais emergências de incêndio na região.

Virginia Paes, Comandante da Brigada de Incêndio da APA Baía Negra, destacou a importância da reunião.

Publicidade

99

“Nossa brigada, formada há seis anos por um instrutor do Prevfogo/Ibama, conta com 14 integrantes e está equipada com todos os materiais necessários, como bombas de água costal, abafadores, sopradores, facões, além de rádios comunicadores, óculos e lanternas. Estamos preparados para entrar em ação a qualquer momento”, afirmou Paes.

8f5a8d24d8bc3148322654f9337be752

Apesar da ausência de focos de incêndio no momento, a equipe definiu um plano abrangente de comunicação, revezamento e conscientização para garantir a segurança dos moradores e visitantes da APA Baía Negra durante o período de estiagem.

“A antecipação das queimadas em todo o Pantanal exige uma preparação cuidadosa. Nosso objetivo é assegurar que, mesmo diante de uma situação de risco, a comunidade e os visitantes possam contar com um suporte eficaz e imediato”, explicou Márcio Cavasana, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Presidente do Conselho Gestor da APA Baía Negra.

Brig 1

A preparação e o planejamento são cruciais para a proteção da APA Baía Negra, uma área de extrema importância ecológica. As ações preventivas e a prontidão da brigada voluntária são fundamentais para minimizar os impactos das queimadas e garantir a preservação do meio ambiente e a segurança da população local.