A BYD, gigante chinesa do ramo automobilístico, anunciou um salto tecnológico que redefine a autonomia de veículos híbridos: seus novos modelos podem rodar mais de 2.000 km sem necessidade de recarga ou reabastecimento. Essa inovação coloca a empresa na vanguarda da mobilidade sustentável, desafiando nomes como Toyota e Volkswagen em uma disputa acirrada pelo mercado.
Maior alcance, menor impacto ambiental
Com essa tecnologia aprimorada, os híbridos plug-in (que permitem recarga externa) superam distâncias equivalentes a rotas como Nova York-Miami, Munique-Madri ou Rio de Janeiro-Maceió. Essa conquista representa um marco na missão da empresa de reduzir o consumo de combustível, iniciada em 2008 com a apresentação dos seus primeiros modelos híbridos.
A BYD apresentou a nova geração de híbridos em um evento online na semana passada. Dois sedãs, o Qin L e o Seal 06, serão os primeiros a ostentar essa tecnologia inovadora, custando cerca de US$ 13.800 (aproximadamente R$ 72.3 mil), valor que no Brasil deve ser bem maior já que veículos da primeira geração da marca são comercializados no país com preço maior. A empresa espera que essa vantagem tecnológica a diferencie ainda mais da concorrência, impulsionando a guerra de preços no mercado.
Consolidação da Marca BYD
A empresa já se consolidou como líder na China, vendendo 3 milhões de carros em 2023 e quase 1 milhão até abril deste ano. Um em cada dois híbridos vendidos no país leva a marca da empresa. As ações da montadora em Hong Kong subiram 4% na semana após o anúncio, demonstrando a confiança do mercado no potencial dessa inovação.
A busca por maior autonomia e veículos ecologicamente corretos é uma tendência global. A Toyota, por exemplo, revelou recentemente protótipos de motores de combustão interna que podem funcionar com diversos combustíveis, incluindo hidrogênio e gasolina, em conjunto com baterias.
Testes comprovam eficiência
Em testes realizados, um dos híbridos plug-in da empresa alcançou a impressionante autonomia de 2.500 km. Inicialmente, as melhorias serão direcionadas aos modelos fabricados na China, mas a expectativa é que sejam exportados em breve.
A BYD encerrou a produção de carros movidos apenas por combustíveis fósseis no início de 2022 e vem intensificando as exportações de híbridos para mercados emergentes, que carecem de infraestrutura de recarga de baterias.
Qin L e Seal 06: os primeiros a ostentar a nova tecnologia
Os dois sedãs médios, apresentados no Salão do Automóvel de Pequim em abril, fazem parte das séries Dynasty e Ocean, respectivamente, e serão os primeiros a serem lançados com a inovadora tecnologia de autonomia estendida.
Com esse avanço, os híbridos da montadora ultrapassam em autonomia modelos renomados como o Toyota Camry e o Tesla Modelo 3, se posicionando como uma opção atraente para consumidores que buscam veículos eficientes e ecologicamente corretos.