Para agilizar atendimento em saúde, vereadora pede inclusão de Corumbá em programa federal

No momento, você está visualizando Para agilizar atendimento em saúde, vereadora pede inclusão de Corumbá em programa federal
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de maio de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Corumbá (MS)-  Na busca por reduzir filas de espera e garantir maior eficiência no atendimento à saúde pública, a vereadora Raquel Bryk (PRD) apresentou, na sessão da última segunda-feira (27), uma indicação à Secretaria Municipal de Saúde para que Corumbá adere ao Programa Mais Acesso a Especialidades (PMAE) do Governo Federal.

O objetivo do programa é diminuir o tempo de espera por cirurgias, exames e tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo um atendimento mais célere e transparente aos pacientes.

Redução do tempo de espera e transparência

Temos o objetivo de propor mecanismos para dar agilidade e mais celeridade no atendimento das pessoas que aguardam por uma consulta“, explicou a vereadora. Segundo informações, a espera por atendimento especializado em Corumbá pode chegar a até dois anos.

Bryk ressalta a importância de trazer maior transparência ao processo de agendamento desses procedimentos, evitando “qualquer tipo de burla ao processo de regulação“.

Em 2020, a Polícia Federal de Corumbá, apontou o uso da estrutura municipal de saúde, em um esquema de compra de votos em troca de agilizar junto ao setor municipal de regulação, consultas, exames e até transferências de paciente para tratamento médico na capital.

Como resultado, o prefeito Marcelo Iunes, a ex-subsecretária adjunta de saúde Mariluce Leão, e o diretor-presidente da agência portuária Marconi Junior, foram oficialmente indiciados após denúncia ser acatada pelo Ministério Público.  

Normas e acompanhamento rigoroso

A vereadora destaca que o PMAE oferece um conjunto de normas e ferramentas para garantir a eficiência do serviço, incluindo a adesão, elaboração e pactuação de planos regionais, registro de produção em APAC para monitoramento e registros, e acompanhamento e gestão da fila de espera.

“Todas as regras estão publicadas em Diário Oficial da União e garantem a transparência e a agilidade nos procedimentos especializados”, afirma.

Financiamento e custeio

O PMAE garante recursos para as secretarias estaduais e municipais de saúde, inclusive para Corumbá. O objetivo é ampliar a quantidade de consultas especializadas e exames diagnósticos, inclusive com a participação da rede complementar (setor privado).

O programa também prevê a melhoria no encaminhamento dos pacientes a partir da atenção primária e na organização do agendamento nos serviços especializados. O financiamento do programa será pelo Fundo de Assistência à Saúde (FAEC) e o controle dos atendimentos serão ordenados por núcleos de Gestão, com previsão de custeio de suas equipes.

Benefícios para a população

A adesão ao PMAE é vista como uma oportunidade para Corumbá otimizar seus serviços de saúde, reduzindo filas de espera, oferecendo atendimento mais rápido e transparente, e garantindo maior acesso da população a consultas especializadas e exames diagnósticos.

A iniciativa busca fortalecer a rede pública de saúde e garantir que todos os cidadãos de Corumbá tenham acesso a um atendimento médico de qualidade e eficiente.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare