Um ciclone extratropical em formação no oceano Atlântico intensificará as chuvas no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (27), segundo a Climatempo. O fenômeno meteorológico, que já provocou a suspensão de aulas em Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, trará instabilidade e a possibilidade de temporais em todo o estado.
Segundo os meteorologistas, o ciclone dará origem a uma nova frente fria que atingirá o Rio Grande do Sul na terça-feira (28) e se deslocará rapidamente para a região Sudeste. A intensificação dos ventos e a convergência de massas de ar úmido e frio favorecerão a formação de nuvens carregadas, com grande potencial para temporais, rajadas de vento e descargas elétricas, principalmente no litoral gaúcho, na capital Porto Alegre e na Serra.
Ainda não há uma previsão precisa dos volumes de chuva que serão registrados, mas a Climatempo alerta para a possibilidade de chuvas fortes e persistentes.
A partir de quarta-feira (29), véspera do feriado de Corpus Christi, a chuva deve diminuir na maioria do estado. No entanto, a Climatempo informa que ainda há a chance de chuvas fracas e pontuais no litoral sul de Santa Catarina e no litoral norte do Rio Grande do Sul.
Impacto das Inundações
As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o final de abril já causaram estragos significativos no estado. Conforme o último boletim da Defesa Civil, 169 pessoas morreram em decorrência das inundações, 860 ficaram feridas, 469 municípios foram afetados, 581.638 pessoas estão desalojadas e 55.813 estão abrigadas em locais seguros.
As autoridades pedem à população que evite áreas de risco, como encostas e margens de rios, e que siga as orientações da Defesa Civil.