Campo Grande (MS)- Uma ação coordenada da Polícia Federal, intitulada “Segurança Legal VIII”, teve como alvo empresas de segurança privada em todo o Brasil, resultando no fechamento de dois estabelecimentos clandestinos em Campo Grande, nesta quinta-feira (23). A operação, visa combater a atuação ilegal no setor de segurança privada.
No total, foram vistoriadas 16 empresas e 15 vigilantes na capital de Mato Grosso do Sul. Segundo a Polícia Federal, todos os vigilantes inspecionados estavam em situação regular, mas duas empresas foram autuadas e encerradas por operarem clandestinamente.
Em Corumbá, sete empresas que contratam os serviços de vigilância privada foram vistoriadas e nenhuma irregularidade com os vigilantes encontrados.
No Brasil, apenas empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal têm permissão para oferecer serviços de vigilância. A delegada da PF, Flávia Renata Matos, ressalta a importância da reciclagem para os vigilantes, enfatizando que a falta de informação pode levar à contratação de profissionais não qualificados.
“A reciclagem é essencial para garantir que os vigilantes estejam atualizados com as práticas e técnicas necessárias para desempenhar suas funções com segurança e eficácia”, destaca a delegada. “É fundamental que as empresas e profissionais atuem em conformidade com as regulamentações estabelecidas pela Polícia Federal”, acrescenta.
Durante a operação, os policiais verificam as documentações obrigatórias para o funcionamento das empresas de segurança privada, garantindo que estejam em conformidade com as normas estabelecidas.