Ladário traça roteiro para se tornar Território Carbono Neutro até 2030

Você está visualizando atualmente Ladário traça roteiro para se tornar Território Carbono Neutro até 2030
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de maio de 2024

Ladário (MS)- Em uma iniciativa pioneira para o estado de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Ladário deu o pontapé inicial para se tornar Território Carbono Neutro até 2030. A ação, em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado, visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa e construir uma cidade mais sustentável.

Nesta quarta-feira (15), uma reunião na Secretaria de Habitação marcou o início do processo. O encontro, conduzido pela Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, teve como objetivo realizar um diagnóstico aprofundado da situação atual do município em relação à baixa emissão de gases.

“A partir desse diagnóstico, vamos elaborar um plano de ação estratégico, com metas e prazos definidos”, explica Hamilton. “O plano contará com a participação da sociedade civil, empresas e órgãos públicos, garantindo um compromisso amplo e abrangente com a sustentabilidade.”

carbono neutro2

Para Márcio Cavasana, é importante a preparação e início das discussões e tratativas para garantir uma efetiva implementação de políticas que irão de encontro com a nova realidade em todo o planeta.

 “As mudanças climáticas deixaram de ser uma preocupação e se tornaram realidade, uma realidade que virou pauta prioritária para trabalharmos com a sociedade, o resultado vai atrair recursos, mas além de tudo irá garantir uma cidade preparada por meio de estratégias, leis, projetos, planos e ações com sustentabilidade”, explicou o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Márcio Cavasana.

O plano de ação para a neutralização do carbono em Ladário será elaborado em três etapas:

Diagnóstico: A fase inicial, já em andamento, consiste na análise minuciosa da situação atual do município, mapeando as fontes de emissões e identificando as áreas prioritárias para ações.

Planejamento: Com base no diagnóstico, será elaborado um plano de ação detalhado, com metas específicas, prazos e estratégias para alcançar a neutralização do carbono. O plano envolverá a participação ativa da comunidade, empresas e órgãos públicos.

Captação de recursos e implementação: A etapa final do processo buscará recursos financeiros, tanto nacionais quanto internacionais, para viabilizar a implementação das ações previstas no plano.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular