Rio Grande do Sul se prepara para onda de frio intenso, alerta meteorologia

No momento, você está visualizando Rio Grande do Sul se prepara para onda de frio intenso, alerta meteorologia
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de maio de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

O Rio Grande do Sul está prestes a enfrentar uma das mais intensas ondas de frio do ano até o momento, em meio às fortes chuvas que atingem o estado. Segundo a meteorologia, esse período de frio intenso está previsto para começar nesta segunda-feira (13/5) à noite e se estender até a manhã de quinta-feira (16/5), afetando especialmente áreas do sul, da campanha gaúcha e regiões serranas.

Além das baixas temperaturas, existe a possibilidade de geada em várias áreas do estado, alerta o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo. No entanto, ele ressalta que, a partir da quinta-feira, as temperaturas devem começar a subir gradualmente, concentrando-se principalmente no extremo sul e leste do estado.

O alerta se estende também para os próximos meses, quando o período de inverno no Rio Grande do Sul costuma ser marcado por mais eventos de chuva, devido à maior frequência de chegada de frentes frias. Especialmente com a chegada do fenômeno climático La Niña, previsto para meados de junho, a tendência é de que esses eventos de frio intenso se tornem mais frequentes ao longo do inverno e início da primavera.

O La Niña, embora não ocorra diretamente sobre o Brasil, traz consequências significativas para o clima no país. Ele tende a acelerar o avanço das frentes frias sobre o Rio Grande do Sul e reduzir a incidência de chuvas na região. Assim, é esperado que, durante o inverno e a primavera, chova menos do que o normal na maior parte do estado, em comparação com o mesmo período do ano anterior, conclui o meteorologista.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare