Rio Grande do Sul se prepara para onda de frio intenso, alerta meteorologia

Você está visualizando atualmente Rio Grande do Sul se prepara para onda de frio intenso, alerta meteorologia
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de maio de 2024

O Rio Grande do Sul está prestes a enfrentar uma das mais intensas ondas de frio do ano até o momento, em meio às fortes chuvas que atingem o estado. Segundo a meteorologia, esse período de frio intenso está previsto para começar nesta segunda-feira (13/5) à noite e se estender até a manhã de quinta-feira (16/5), afetando especialmente áreas do sul, da campanha gaúcha e regiões serranas.

Além das baixas temperaturas, existe a possibilidade de geada em várias áreas do estado, alerta o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo. No entanto, ele ressalta que, a partir da quinta-feira, as temperaturas devem começar a subir gradualmente, concentrando-se principalmente no extremo sul e leste do estado.

O alerta se estende também para os próximos meses, quando o período de inverno no Rio Grande do Sul costuma ser marcado por mais eventos de chuva, devido à maior frequência de chegada de frentes frias. Especialmente com a chegada do fenômeno climático La Niña, previsto para meados de junho, a tendência é de que esses eventos de frio intenso se tornem mais frequentes ao longo do inverno e início da primavera.

O La Niña, embora não ocorra diretamente sobre o Brasil, traz consequências significativas para o clima no país. Ele tende a acelerar o avanço das frentes frias sobre o Rio Grande do Sul e reduzir a incidência de chuvas na região. Assim, é esperado que, durante o inverno e a primavera, chova menos do que o normal na maior parte do estado, em comparação com o mesmo período do ano anterior, conclui o meteorologista.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular