Neste sábado (11), oito bombeiros militares partiram de Campo Grande com destino ao Rio Grande do Sul para contribuir nos resgates e buscas das vítimas das enchentes. Além dos recursos humanos, estão sendo levados equipamentos essenciais, como baterias para iluminação e motosserras para cortar estruturas mais resistentes.
“Estamos levando equipamentos nas viaturas, principalmente de salvamento, cordas, mosquetões, descensores, materiais de arrombamento. Como a água está baixando, o acesso a muitos locais não está sendo possível, então por vezes se faz necessário romper alambrados, cercas, muros, para acessar as residências, também material de arrombamento, para buscar vítimas”.
Essa é a segunda equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul enviada para auxiliar nos trabalhos de resgate no sul do país. A previsão é que cheguem apenas no fim da noite deste domingo (12) e permaneçam por aproximadamente dez dias na região.
A primeira equipe foi deslocada em 3 de maio e tem previsão de retorno ao estado sul-mato-grossense no início da próxima semana. Até o momento, os bombeiros militares de MS já resgataram 312 pessoas e 271 animais, além de realizarem 62 ações humanitárias.
“Nós vamos ficar à disposição do comando da operação lá na cidade de São Leopoldo, e vamos atuar flutuante, pode ser em São Leopoldo, Pelotas, Canoas, Porto Alegre. E até mesmo se precisar na região da Lagoa dos Patos, que também está sendo afetada e a tendência é da água subir ainda”, concluiu o Capitão Eduardo Tracz, do Corpo de Bombeiros Militar.