Helicóptero da Sejusp parte de MS para auxiliar vítimas das enchentes no RS

No momento, você está visualizando Helicóptero da Sejusp parte de MS para auxiliar vítimas das enchentes no RS
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de maio de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Nesta sexta-feira, 3 de maio, o helicóptero Esquilo, com a matrícula PT-FRN, pertencente à Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), decolou rumo ao Rio Grande do Sul para prestar assistência às vítimas da calamidade climática que assola o estado gaúcho há dias.

Com um guincho elétrico capaz de resgatar pessoas em áreas remotas e de difícil acesso, a aeronave multimissão saiu de Campo Grande com uma equipe composta por cinco militares especializados em busca e salvamento. O equipamento suporta o içamento de até duas pessoas, com um peso máximo de 204 quilos, além de possuir um imageador térmico.

O Coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), Rosalino Gimenez Filho, coordenador-geral do Policiamento Aéreo e líder da missão de auxílio humanitário ao RS, enfatiza a urgência de mobilizar recursos de socorro rápido para transferir as pessoas para locais seguros e fornecer suprimentos e apoio logístico.

Enchente

“Estamos enfrentando uma situação delicada no Rio Grande do Sul, e Mato Grosso do Sul está enviando recursos humanos e materiais que farão uma grande diferença na vida dos nossos irmãos gaúchos”, comenta o Coronel Gimenez.

A equipe sul-mato-grossense tem previsão de pouso em Lajeado (RS) neste sábado (4), onde foi estabelecida uma base de operações aéreas para as forças de segurança envolvidas na missão de resgate.

Natural de Três de Maio, no Rio Grande do Sul, o Cabo PMMS Carlos Eduardo Hickman é um dos militares que integram a equipe enviada ao estado gaúcho.

“Como mecânico de aeronaves e tripulante operacional, é uma honra participar dessa missão humanitária para auxiliar o povo gaúcho. Estou ansioso para contribuir da melhor forma possível”, declara o militar.

Anteriormente, nove militares e duas viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul seguiram para o Rio Grande do Sul para auxiliar no resgate de pessoas isoladas pelas enchentes.

Enchentes
Aeronave equipada com guincho de içamento

As viaturas foram destinadas à cidade de Montenegro, equipadas com quatro embarcações, incluindo barcos, caiaques e equipamentos de salvamento. O grupo é composto por oito especialistas em salvamento aquático e mergulho, além de um médico.

Enchentes

Segundo o boletim do Governo do RS divulgado nesta sexta-feira (3) às 18 horas, 265 municípios foram afetados pelas enchentes, resultando na perda de 39 vidas, com 68 pessoas desaparecidas, 8 mil abrigadas e 24 mil deslocadas.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare