Corumbá (MS)- A Cidade Dom Bosco, de Corumbá/MS, está em busca de novas empresas parceiras para fortalecer seu programa Adolescente Aprendiz. Atualmente, 30 empresas já abrem suas portas para receber os jovens formados pela instituição, proporcionando-lhes oportunidades valiosas de aprendizado prático e desenvolvimento profissional.
Vânia Chalega, responsável pelo programa, destaca a importância dessas parcerias em um contexto de altos índices de desemprego. “Considerando os desafios enfrentados pelos jovens em busca de emprego, é cada vez mais difícil conseguir uma vaga sem muita experiência”, afirma. “Ao contratar jovens, as empresas não apenas contribuem para elevar a qualidade de vida desses indivíduos, mas também permitem que eles explorem seus talentos no mundo empresarial, oferecendo-lhes uma chance que pode ser transformadora.”
Além do impacto social positivo, a contratação de jovens aprendizes oferece vantagens financeiras significativas para as empresas. “A contratação de um jovem pode ser mais interessante financeiramente”, explica Chalega. “Com menos requisitos e pretensões salariais menores, a contratação de jovens pode ser mais rentável a longo prazo do que a contratação de funcionários mais velhos e experientes.”
Além disso, as empresas que optam por participar do programa Adolescente Aprendiz da Cidade Dom Bosco podem desfrutar de diversos benefícios e incentivos fiscais, incluindo:
- Pagamento de apenas 2% de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
- Dispensa do aviso prévio remunerado.
- Ausência do pagamento de multa rescisória.
Ser reconhecida como uma empresa que investe no desenvolvimento e na formação dos futuros profissionais do país pode trazer benefícios adicionais, como uma imagem positiva da marca no mercado e reconhecimento na comunidade.
Uma das 30 empresas parceiras da Cidade Dom Bosco é a VEL Logística e Armazenagem. Luciana Miranda conta como tem sido a experiência da empresa com o programa.
“A experiência com o jovem aprendiz é incrivelmente desafiadora. As descobertas são para todos: nós, como empresa, e para eles, como iniciantes na vida profissional. Primeiramente, precisamos voltar no tempo e ter empatia por esses jovens, pois todos começamos sem saber nada e, quando chegamos numa empresa, tudo é novidade e dá nervoso. Devemos ter sensibilidade para assimilar toda essa energia do jovem e cuidar de lapidar, com carinho e responsabilidade, esse diamante bruto. Nossa jovem aprendiz veio para aprender, mas também para nos reconectar ao lado humano”, afirma.
As empresas interessadas em se tornarem parceiras do programa podem entrar em contato pelo telefone (67) 98444-7128 e falar diretamente com Vânia Chalega. O contato também pode ser feito pelo e-mail jovemaprendiz@cidadedombosco.org.br.