A instalação de lixeiras na área urbana de Corumbá, acompanhada de uma intensa campanha educativa junto à população, é o que pleiteia o vereador Nelson Dib como forma de tornar a cidade mais limpa e em condições de bem receber os turistas que visitam o maior município pantaneiro.
A solicitação foi feita por meio de uma indicação apresentada durante sessão ordinária da Câmara, e direcionada ao prefeito Marcelo Iunes. No documento, ele pede ao prefeito, a realização de estudos necessários em relação ao assunto.
Disse que é preciso iniciar a instalação das lixeiras nas vias centrais, expandindo para os bairros de Corumbá, e que as campanhas devem ocorrer paralelamente, evitando depredações e o uso correto desses equipamentos.
“Hoje, infelizmente, nos locais onde estas lixeiras foram instaladas, só existem os suportes ou lixeiras sem o fundo, com o lixo sendo jogado pelas ruas da cidade. Novas lixeiras devem ser instaladas, mas é preciso conscientizar a população sobre a forma correta de descarte do lixo produzido na rua, que é a utilização dessas pequenas lixeiras”, afirmou, lembrado que Corumbá é uma cidade turística e que a limpeza é fundamental para atrair mais turistas.
Para atingir os objetivos, o vereador sugeriu parcerias com a iniciativa privada, principalmente comerciantes. “É preciso mudar a cultura local e campanhas educativas intensas são necessárias para garantir a limpeza da cidade, com todos descartando o lixo produzido na rua de maneira adequada”, reforçou.
COLETA SELETIVA
Ainda em relação ao tema, Nelsinho solicitou à Prefeitura, a realização de estudos para criação de estrutura necessária para coleta seletiva de lixo nos distritos de Albuquerque, Porto Esperança e Forte Coimbra. Ressaltou que seriam lixeiras com bases elevadas, em alvenaria, para evitar ações de animais e de inundações.
Disse que o programa de coleta seletiva nestas localidades é necessário, tendo em vista de que se trata de regiões turísticas e que precisam estar sempre preservados, para bem receber os turistas, bem como ter locais apropriados para os próprios visitantes depositarem o lixo produzido por eles, evitando descarte inadequado.
ARBORIZAÇÃO
Também por meio de indicação, o vereador Nelsinho Dib está solicitando o desenvolvimento de um grande Projeto de Arborização Urbana Municipal, com o plantio de espécies vegetais ornamentas, com mudas de tamanho adequado e adaptadas ao clima da cidade, para tornar a área urbana mais verde, combatendo inclusive o calor.
O pedido foi direcionado ao prefeito Marcelo Iunes. Nelsinho ainda ressaltou a importância da arborização, inclusive com plantios de árvores que possam gerar sombra, frutos e abrigo para as pessoas, pássaros e outros pequenos animais, assim como o desenvolvimento de campanhas e até mesmo parcerias, para assegurar o crescimento dessas espécies vegetais.
ALAGAMENTOS
Ainda por meio de indicações, o vereador solicitou serviços de limpeza, desobstrução e remoção de resíduos nas galerias de águas pluviais e bocas de lobo existentes na Rua Marechal Floriano, entre as ruas Paraná e Rio Grande do Sul, e entre as ruas Paraíba e João Bosco da Mota, na parte alta da cidade, como forma de evitar entupimentos que possam ocasionar alagamentos, de casas inclusive, durante as chuvas.
Também pediu reposição da grelha protetora da boca de lobo localizada na esquina das ruas Colombo e Antônio João, na área central da cidade, visando minimizar riscos de acidentes, envolvendo principalmente crianças que transitam pela região, a caminho da escola, além de acidentes envolvendo veículos.
BANCO DE RAÇÃO
Por meio de requerimento, Nelsinho Dib busca informações sobre o Banco de Ração e Acessórios para Animais, conforme instituído pela Lei Ordinária 2.883, de 28 de julho de 2023. O pedido foi direcionado ao prefeito municipal e o vereador busca saber qual órgão do Poder Público é o responsável pelo seu funcionamento, bem como se tem ocorrido acompanhamento e prestação de contas das ações realizadas pelo Banco.
LIXO HOSPITALAR
Nelsinho reivindicou ainda a inclusão do Distrito de Albuquerque na rota de coleta de lixo hospitalar proveniente da unidade básica de saúde local, para evitar acúmulo desse tipo de resíduo. Além disso, pediu a disponibilização de uma pessoa, funcionário ou terceirizado, para atuar na limpeza e nos procedimentos de enterro (abertura e fechamento de covas), no cemitério local, bem como atender a comunidade com serviços de regularização fundiária.