O outono chegou, mas o calor não deu trégua em Mato Grosso do Sul. O estado se prepara para enfrentar uma onda de calor que deve elevar as temperaturas até 5°C acima da média entre esta terça-feira (23) e 2 de maio.
Segundo o ClimaTempo, o fenômeno é causado por uma área de alta pressão que atua como um bloqueio atmosférico, impedindo a chegada de frentes frias e intensificando o ar quente e seco na região.
Essa condição climática impede a formação de nuvens, intensificando o calor e desafiando as temperaturas amenas típicas do outono. Em Campo Grande, por exemplo, onde as máximas geralmente ficam em torno de 29°C, os termômetros podem ultrapassar os 35°C nos próximos dias.
Falta de chuvas
A falta de chuvas também é um fator agravante para a onda de calor. A intensificação do ar de cima para baixo, característica do sistema de alta pressão, inibe a formação de nuvens e precipitações, prolongando a sensação de calor seco.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê pouca ou nenhuma chuva na maioria do estado durante a semana, com temperaturas máximas variando entre 33°C e 37°C. O pico do calor está previsto para o sábado (27), quando a máxima pode chegar a 37°C.