Na segunda-feira (8), um espetáculo astronômico colore o céu da América do Norte: um eclipse total do Sol. O evento, que não será visível do Brasil, poderá ser acompanhado online por entusiastas de todo o mundo.
A partir das 12h30 (horário de Brasília), a Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos) e o ON (Observatório Nacional), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, transmitem o eclipse ao vivo em seus sites e canais no YouTube.
Para quem planeja observar o fenômeno diretamente no céu, o Observatório Nacional alerta: jamais olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada, sob risco de perder a visão temporária ou permanente. Óculos de eclipse com filtro solar especial garantem a segurança durante a observação.
O eclipse total ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta. O site Time and Date, especializado em astronomia, estima que o evento terá início às 12h42, atingirá o pico às 15h17 e terminará às 17h52, no horário de Brasília.
Os melhores lugares para observar o eclipse total no continente americano serão o norte do México, o estado do Texas (EUA) e o leste do Canadá.
Para acompanhar online:
Nasa: https://www.nasa.gov/
Observatório Nacional: https://www.gov.br/observatorio/pt-br
Lembre-se:
- Nunca olhe diretamente para o Sol durante um eclipse sem proteção adequada.
- Óculos de eclipse com filtro solar especial garantem a segurança durante a observação.
- Acompanhe o evento online nos sites da Nasa e do Observatório Nacional.