Em Ladário, Dia da Oportunidade reúne mais de 200 pessoas para capacitação e fomento a negócios

Você está visualizando atualmente Em Ladário, Dia da Oportunidade reúne mais de 200 pessoas para capacitação e fomento a negócios
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de março de 2024

O Dia da Oportunidade em Ladário reuniu mais de 200 pessoas, entre empresários e população em geral, que buscaram orientações, conhecimento sobre inovação e novas tecnologias, além de oportunidades de novos negócios, nessa terça-feira (19). Como uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento gratuito ocorreu na Escola Municipal Professor João Baptista.

O prefeito de Ladário, Iranil Soares, reforçou a importância do evento para o município que deseja incentivar a instalação de novos pequenos negócios para alavancar o desenvolvimento.

“Eu acredito que a vida é feita de oportunidades, muitas vezes, têm oportunidades que não voltam e por isso precisamos aproveitar os momentos. Estamos buscando incentivar e motivar sonhos, ideias, para fazer Ladário desenvolver-se”, afirmou.

Segundo o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Mateus Oliveira, o Dia da Oportunidade é resultado de trabalho amplo que vem sendo feito na cidade de 21 mil habitantes há mais de um ano para fomentar o ambiente de negócios e dinamizar a economia.

“O evento em si é uma grande entrega do programa Cidade Empreendedora. Por meio dele, o Sebrae traz diversas ferramentas para o município, que permite ao empresário receber informações importantes para alavancar o próprio negócio da melhor forma possível. Com isso, auxiliamos no fortalecimento do comércio local e impulsionamos a economia”, destacou Matheus.

Para o secretário municipal de Administração, Luciano Jara, mais do apoiar os negócios locais, o evento incentivou o empreendedorismo e trouxe engajamento, principalmente, para o público jovem.

“Essa foi uma parceria fantástica da Prefeitura Municipal com o Sebrae. Muitos jovens e estudantes passaram aqui no Dia da Oportunidade e em outros eventos do Cidade Empreendedora e isso, para nós, é muito importante, pois são eles o futuro do município e esses eventos são uma oportunidade de ampliar a visão deles por meio de oficinas e palestras”, ressaltou o secretário.

Capacitações e fomento ao desenvolvimento

Com uma ampla programação, composta por capacitações gratuitas, feira de negócios e atividades que proporcionaram o networking entre os empresários locais, o evento se estendeu por toda a tarde. Quem esteve presente, como a empreendedora Maiara Almeida, conta que aprendeu muito com a experiência. A esteticista tem um negócio há quatro anos e veio ao Dia da Oportunidade em busca de conhecimento. Das palestras que assistiu, ela destacou o tema “Marketing Pessoal: Quando o negócio é você”. “Agregou muito sobre o que já venho fazendo e como melhorar. Eu entendo que o marketing agrega uns 50% no produto oferecido e se você não busca aprimoramento, é mais difícil para conseguir crescer”, opinou.

Já a técnica em enfermagem Leila Soares Ferreira da Silva foi ao evento para acompanhar palestras e vem trabalhando com um sonho de reativar um negócio de família. Ela já tem equipamentos para colocar em funcionamento uma padaria, mas avalia se pode direcionar seus esforços para ter um bar e restaurante.

“A gente tem sangue de comerciante. Tudo começou com meu avô, que tinha o São Sebastião Bar e Restaurante aqui em Ladário. Meu pai abriu uma padaria e todos os equipamentos estão comigo. Hoje quero trabalhar com comida e estou estudando o melhor caminho para seguir, por isso vim ao evento”, pontuou Leila.

Para apoiar o comércio local, vários temas foram trabalhados pelas capacitações como “Ladário Digital: aprenda a utilizar o Google Meu Negócio”; “Artesanato e Cultura: como agregar valor no artesanato”; e “Empreendedorismo feminino e Marketing Pessoal”. A principal atração foi a palestra magna “O novo jeito de vender”, ministrada pelo empreendedor e apresentador de TV, Fred Rocha.

Fred mostrou exemplos de empreendedores que conseguiram sucesso e indicou que ter um propósito foi o que moveu todos eles, enfatizando que o dinheiro foi uma consequência do trabalho. Também reforçou que buscar capacitações e estudar sobre o negócio, são pontos que fazem a diferença. “Você pode ter qualquer negócio e é importante entender qual solução vai entregar para seu cliente. E se aprofundar no que faz, para conseguir fazer diferente”, destacou o palestrante.

Fotos DDO Ladario 2Sessão de Negócios conectou pequenos negócios locais para ampliar mercados.

Mais do que levar conhecimento, o Dia da Oportunidade também proporcionou o networking entre os empreendedores locais e a possibilidade de ampliar as vendas e o mercado, através da Sessão de Negócios.

Quem já tem uma empresa de serviços ou venda de produtos como a Fabiane Gonçalves da Silva teve a oportunidade de encontrar clientes e fornecedores. A empreendedora trabalha há 10 anos com a venda de produtos alimentícios, como salgados e comida fitness. Recentemente, também passou a produzir chipa normal e recheada. O principal intuito de participar do evento foi promover o negócio.

“Me formalizei na Sala do Empreendedor e vim aqui para entregar meu cartão de visita e apresentar os meus produtos. Atendo eventos, vendo pela internet e sob encomenda, então, enxerguei no Dia da Oportunidade uma chance de aumentar a visibilidade do que eu faço e conquistar novos clientes. Eu até entreguei chipa para o Fred Rocha (que promoveu palestra magna) e ele me ajudou nas vendas, falando bem da minha comida para muita gente aqui”, contou Fabiane.

O Dia da Oportunidade também trouxe atividades voltadas para a sustentabilidade, com o Circuito de Energias Renováveis. Outro assunto de destaque foi a inovação. Por meio do Living Lab, Laboratório de Inovação e Prototipagem do Sebrae/MS, foram apresentadas oportunidades de negócios e novas ferramentas como uma impressora 3D e recursos de robótica.

Participaram do evento estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) do campus de Corumbá e da Rede Municipal de Ensino. Os jovens visitaram os stands sendo engajados com a peça teatral “Quando eu Crescer”, apresentada pela Trupe Guavira, e com a oficina “Educação Financeira para jovens: tomando decisões conscientes”.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular