Deputado questiona cobrança de “taxa de serviço” em compras online de passagens em MS

Você está visualizando atualmente Deputado questiona cobrança de “taxa de serviço” em compras online de passagens em MS
Objetivo do plano é de solucionar as questões das concessões que norteiam os assuntos ligados ao transporte público intermunicipal de MS. - Foto: Divulgação
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de março de 2024

Campo Grande (MS)- O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) protocolou um requerimento buscando explicações sobre a cobrança da taxa de serviço em compras online de passagens de transporte intermunicipal em Mato Grosso do Sul. A medida visa esclarecer dúvidas e questionamentos dos consumidores, que consideram a cobrança indevida.

“Se a compra é feita pela internet, não há custos adicionais para as empresas. No entanto, elas insistem em cobrar essa taxa, que, do nosso ponto de vista, não tem base legal”, argumenta o parlamentar.

Um exemplo utilizado pelo parlamentar é o da empresa Andorinha/SA, que opera no trecho Campo Grande-Corumbá e vice-versa. A companhia inclui no valor da passagem o preço do encargo de serviço e, opcionalmente, o seguro.

“O consumidor, que já paga pela passagem, deve, obrigatoriamente, pagar essa taxa de serviço? Quais serviços estão sendo cobrados? Como é feito o cálculo dessa cobrança? Qual a lei que prevê a imposição desse valor?”

Para o parlamentar, a cobrança da taxa de serviço configura-se como uma “afronta aos princípios basilares do direito do consumidor”, como a proteção, a transparência, a vulnerabilidade e a informação.

paulo duarte
Foto: Wagner Guimarães

“É o famoso ‘se colar, colou’. Empresas como a Andorinha, que detém o monopólio do trecho Corumbá-Campo Grande e vice-versa, já cobram tarifas exorbitantes. E agora, querem impor uma taxa de serviço sem especificar qual tipo de serviço está sendo prestado para justificar essa cobrança abusiva”, concluiu Paulo Duarte.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular