Nível do Rio Paraguai em Estado Crítico Acende Alerta no Pantanal

Você está visualizando atualmente Nível do Rio Paraguai em Estado Crítico Acende Alerta no Pantanal
Em 2021, Rio Paraguai chegou perto de bater a pior marca da sua história
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de março de 2024

A estiagem prolongada e a escassez de chuvas no Pantanal configuram um cenário preocupante para a fauna e as comunidades ribeirinhas do rio Paraguai. A régua de Ladário, referência para medição do rio há 124 anos, registra um nível alarmantemente baixo para esta época do ano, prenunciando desafios socioambientais de grandes proporções.

O pesquisador do Serviço Geológico do Brasil, Marcus Suassuna, destaca que o rio não atingiu o nível histórico usual para este período, evidenciando a gravidade da situação. A comparação com anos anteriores revela a tendência de queda no nível do rio e reforça a apreensão com o futuro próximo.

Tradicionalmente, entre outubro e fevereiro, o Pantanal registra uma média de 740 milímetros de chuvas. No entanto, os três primeiros meses de 2024 acumularam apenas 457 milímetros, um déficit significativo que intensifica a seca e seus impactos negativos.

Impacto na Pesca e na Sustentabilidade

A escassez de água e o baixo nível do rio Paraguai afetam diretamente a pesca na região, atividade crucial para a subsistência de muitas comunidades. O pescador experiente Otávio Sebastião relata as dificuldades: “Sem água, os peixes não se desenvolvem e ficam confinados no leito do rio. Não há condições para seu crescimento ou reprodução, colocando em risco a sustentabilidade da pesca e a segurança alimentar das comunidades ribeirinhas”.

O pesquisador explica que o baixo nível do rio prejudica a busca por alimentos e o ciclo reprodutivo dos peixes. A falta de água limita a criação de ambientes propícios para a reprodução, intensificando a predação sobre os peixes menores e comprometendo a reprodução das espécies, ameaçando a saúde da fauna aquática e o equilíbrio do bioma.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular