Agora no MS, primeiro emplacamento de veículo pode ser feito direto no site do Detran

Você está visualizando atualmente Agora no MS, primeiro emplacamento de veículo pode ser feito direto no site do Detran
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de março de 2024

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lançou mais um serviço para reduzir a burocracia e facilitar a vida do cidadão. Agora é possível realizar o primeiro emplacamento de forma totalmente online. O novo serviço facilita a emissão de documentos CRLV e a Autorização para a Estampagem de placa para veículo zero quilômetro.

O serviço está disponível para qualquer cidadão que possua conta nível prata ou ouro no Gov.br, e pode ser solicitado no portal de serviços Meu Detran, na aba “Veículos”. Rolando a barra, na lateral esquerda, basta procurar por “Primeiro Emplacamento”, que dará as opções para iniciar uma nova solicitação ou consultar o andamento de um pedido já realizado.

Priscila de Rezende
Priscila Rezende, diretora de Registro e Controle de Veículos

A nova ferramenta permitirá flexibilidade para o cidadão que não tem tempo de ir até uma agência e fazer todo processo presencialmente.

“O Detran-MS é uma referência em serviços digitais que facilitam a vida do cidadão. Com o Primeiro Emplacamento Digital é possível fazer tudo pelo computador, emitir o CRLV-e e ir direto a uma das estampadoras credenciadas adquirir a placa. Facilidade e economia de tempo, são as maiores vantagens nesse novo serviço”, afirma a Diretora de Registro e Controle de Veículos, Priscilla Rezende.

O emplacamento digital foi lançado no final de dezembro de 2023, e neste período passou por ajustes técnicos para aperfeiçoamento e liberação total da ferramenta para uso da população. Com o emplacamento de 59.380 novos veículos em 2023, Mato Grosso do Sul registrou alta de 14% no comparativo com 2022.

Passo a passo para solicitar o Primeiro Emplacamento de Veículo

No Portal de Serviços Meu Detran a solicitação de primeiro emplacamento é composta de 6 etapas: confirmação de pré-cadastro, informação do proprietário, validação de protocolo, emissão de guia, assinatura de processo CGV (Cadastro Geral de Veículos) via GOV.BR, e finaliza o processo com o anexo de documentos.

Ao escolher a opção nova solicitação, o cidadão precisará incluir informações referentes ao chassi do veículo, número da Nota Fiscal Eletrônica (NFE), e chave de acesso. Vale lembrar que todas essas informações estarão na nota fiscal do veículo. O próximo passo é a conferência das informações, seguido de documento oficial, e endereço residencial que consta no cadastro. “É fundamental que o endereço de e-mail esteja correto, pois toda comunicação será realizada via e-mail”, explica Rezende.

Após validação do protocolo recebido no e-mail, será gerada a guia de pagamento, sendo obrigatório a visualização para dar continuidade. Na próxima etapa o proprietário faz o download do CGV, e automaticamente será direcionado para o GOV.BR para que seja feita a assinatura digital do documento.

De volta na página logada do Meu Detran, será necessário anexar documentos de identificação do proprietário, a nota fiscal do veículo, e o CGV assinado digitalmente. Ao concluir, o Detran recebe as informações digitalmente, valida as informações, e o cliente será notificado por e-mail da disponibilidade do documento e da autorização de estampagem que poderá ser feita em qualquer estampadora credenciada do Detran-MS.

Confira o vídeo explicativo no link:

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular