Campo Grande (MS)- Em uma cerimônia prestigiada por autoridades e representantes da sociedade civil, Paulo Duarte (PSB) tomou posse nesta terça-feira (5) para seu quarto mandato como deputado estadual de Mato Grosso do Sul. O evento, realizado no plenário da Assembleia Legislativa, marcou o retorno de Duarte ao Poder Legislativo.
A posse de Paulo Duarte contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), dos ex-governadores Reinaldo Azambuja (PSDB) e André Puccinelli (MDB), além do ex-governador Zeca do PT, que agora é deputado estadual.
Em seu discurso, Duarte agradeceu aos ex-governadores pelo apoio e destacou a importância da união para o desenvolvimento do estado.
“Sozinho não se vai a lugar nenhum”, disse ele. “Há 36 anos sou grato pela oportunidade que o ex-governador Zeca do PT me deu. Agradeço a quem me recolou no jogo. O ex-governador Reinaldo que colocou o Eduardo [Rocha] na Casa Civil para que pudesse assumir. Minha disposição é chegar e respeitar todos. Vou ficar observando e aprendendo com vocês. Obrigado Deus por estar aqui. Vou honrar os 16 mil votos que recebi”.
Duarte ainda reforçou sua disposição em ajudar no desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem a população sul-mato-grossense.
“Venho com o espírito de contribuir nesse momento importante que Mato Grosso do Sul vive, de crescimento e desenvolvimento”.
Compromisso com os servidores públicos
Duarte também se dirigiu aos servidores públicos aposentados que protestavam no plenário da Assembleia Legislativa.
“Sou servidor público de carreira”, afirmou. “Com certeza o crescimento que temos hoje se deve ao trabalho dos servidores. Acredito que o governo será sensível com a pauta”.
O deputado destacou a presença das deputadas Mara Caseiro (PSDB), Lia Nogueira (PSDB) e Gleice Jane (PT) na cerimônia e defendeu a paridade das mulheres junto aos cargos eletivos.
Representante do Pantanal
Representante da região de Corumbá e Ladário no Parlamento Estadual, Duarte destaca projetos importantes que serão tema de sua atuação na Casa de Leis, como a recuperação da ferrovia para o transporte de minérios (região do Pantanal).
“Mato Grosso do Sul pode ter um ‘apagão’ de infraestrutura, por isso é tão importante buscarmos a recuperação da ferrovia e a duplicação das rodovias”, disse.
Currículo
Paulo Duarte volta à ALEMS na Semana Estadual da Mulher, instituída por lei de sua autoria, a 3.411/2007. Nascido em Corumbá, Paulo Duarte é auditor fiscal do Estado, economista e pós-graduado em Gestão Pública.
Agente tributário estadual desde 1985, com novo concurso assumiu a função de fiscal de rendas do Estado. Iniciou carreira política como superintendente de Administração Tributária nos anos de 1999 a 2000. Foi secretário de Fazenda, chefe da Casa Civil, e secretário de Infraestrutura e Habitação.
Eleito deputado estadual em 2006 com 42.107 votos, e reeleito em 2010, com 40.991 votos. Em 2012, foi eleito prefeito de Corumbá com 27.400 votos. Também foi vice-presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul (Sindifisco), voltando pela terceira vez em 2022 à Assembleia Legislativa, na suplência. Em 2024, retorna à Casa Legislativa para seu 4° mandato legislativo, tendo recebido 16.663 votos nas eleições 2022.