Corumbá (MS)- Uma fábrica de gelo instalada no Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá, no bairro Maria Leite, foi descoberta furtando energia elétrica do presídio. O furto foi descoberto pela nova diretoria, que assumiu o comando da unidade no dia 15 de fevereiro, e o caso registrado na delegacia da Polícia Civil, na tarde de quinta-feira (22).
De acordo com informações do boletim de ocorrência, a informação é de que a fábrica de gelo possuía um ar condicionado de 68.000 btu’s ligado na rede de unidade consumidora do Estabelecimento Penal, com o consumo não sendo registrado pelo medidor da referida empresa.
A ligação clandestina fazia com que a energia do medidor do presídio fosse usada pela fábrica, gerando um prejuízo aos cofres públicos.
O caso foi registrado como furto qualificado com abuso de confiança, ou mediante fraude, ou escalada e destreza, conforme o artigo 155, parágrafo 4º, inciso II, do Código Penal. O comunicante solicitou a perícia no local que comprovou a existência da ligação clandestina.
Conforme apurado pela reportagem do Folha MS, a Polícia Civil deve iniciar investigação para apurar desde quando a irregularidade estaria funcionando no local e ainda, se teve anuência de algum servidor, já que o desvio foi verificado rapidamente em menos de uma semana após a troca do comando na unidade.
O caso já foi notificado a Agepen e a atividade da empresa no local suspensa.