Terceira escola a desfilar, a Unidos da Major Gama retratou a história da Comunicação e suas mais variadas formas.
O enredo “Fios de União: Nossa Pomba Conectando um Povo de Fibra”, promoveu uma verdadeira viagem sobre história da arte de comunicar desde as gravuras rupestres à era da internet. A agremiação levou 900 componentes em 19 alas.
Em seu desfile, a Major Gama trabalhou, em cada ala, um instrumento de comunicação. Passaram pela avenida a arte rupestre (1ª forma de se comunicar); sinais de fumaça; o papiro; o alfabeto; pombo-correio; a invenção do papel; código morse; livros; jornais; revistas; o correio; a telefonia; o rádio; a música; TV; o computador e a dominante internet. Ganhou destaque a comunicação do homem pantaneiro a partir do berrante.
De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), oito quesitos, com dois jurados cada, estiveram sob avaliação: bateria; samba-enredo; fantasias; alegorias; enredo; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira e o conjunto harmônico (harmonia/evolução). Pelo regulamento, as agremiações tiveram tempo mínimo de 55 minutos de desfile e máximo de 70 minutos.