Marquês de Sapucaí abre desfile das escolas de samba honrando a bravura do povo Guaicurus

No momento, você está visualizando Marquês de Sapucaí abre desfile das escolas de samba honrando a bravura do povo Guaicurus
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de fevereiro de 2024
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Primeira a desfilar na noite deste domingo, 11 de fevereiro, a Marquês de Sapucaí apresentou o enredo “Sou Guerreiro Valente Guaicuru – A Minha Resistência foi para sua Existência”. Os 700 componentes, distribuídos em 16 alas, contaram a história e trajetória da etnia Guaicuru que habitava os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e no Paraguai (região do Chaco).

Seu desfile contou como se tornaram excelentes cavaleiros e hábeis guerreiros e seus enfrentamentos contra portugueses e espanhóis. Rememorou o encontro com o navegador e conquistador espanhol Álvar Nuñez Cabeza de Vaca, no século 16, e a participação dos Guaicurus na Guerra contra o Paraguai.

Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), oito quesitos, com dois jurados cada, estiveram sob avaliação: bateria; samba-enredo; fantasias; alegorias; enredo; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira e o conjunto harmônico (harmonia/evolução). Pelo regulamento, as agremiações tiveram tempo mínimo de 55 minutos de desfile e máximo de 70 minutos.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare