Máquinas fumacê reforçam combate à dengue em Corumbá

Você está visualizando atualmente Máquinas fumacê reforçam combate à dengue em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de fevereiro de 2024

Corumbá recebeu duas máquinas para reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti na cidade. Foram encaminhados, pela Secretaria de Estado de Saúde, dois equipamentos tipo “Nebulizador Pesado – UBV montado sobre veículo”, com 400 litros de inseticida Cielo (utilizado no tratamento espacial de ambientes externos com função específica para a eliminação das fêmeas de Aedes aegypti).

A aplicação do inseticida será realizada às 04 horas da manhã e ao final da tarde. O serviço começa hoje, 05 de fevereiro, e vai até a quarta-feira, dia 07. Dois servidores da Prefeitura foram destacados para condução das viaturas do “fumacê”.

Outros dois técnicos foram designados pelo Governo do Estado. O reforço no combate ao Aedes acontece por solicitação do Município em razão do período de Carnaval.

“Pedimos à população que na passagem do fumacê, em frente às residências, os moradores abram as portas e janelas, porque o Aedes aegypti costuma ficar dentro das casas. Essa é uma forma de matar os mosquitos na forma alada, diminuindo a possibilidade de transmissão de doenças como dengue, chikungunya, zika e leishmaniose”, orientou a gerente de Vigilância em Saúde, Luciana Ambrósio.

A Gerência de Vigilância em Saúde está intensificando o trabalho para lembrar da importância de não descuidar da saúde durante o período carnavalesco.

“Estamos com um fluxo muito grande de pessoas que podem ficar doentes se não tomarem alguns cuidados. Com relação aos turistas, recomendamos o uso do repelente. Se estiverem hospedados, em alguma residência, podem auxiliar os moradores a não acumular materiais ao ar livre que proliferem o mosquito”, completou Luciana.

Rotineiramente, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove ações educativas e operacionais visando eliminar pequenos e grandes depósitos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de conscientizar a população sobre a importância da participação de todos nas ações de combate e prevenção à doença.

Confira o cronograma das viaturas com fumacê:

Segunda – 05 de fevereiro

Guatós e Nova Corumbá

Terça – 06 de fevereiro (manhã)

Centro 1 e Centro 2

Terça – 06 de fevereiro (tarde)

Nova Corumbá e Guatós

Quarta – 07 de fevereiro (manhã)

Centro 1 e Centro 2

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular