Novo comandante do 6º BPM fala dos desafios e projetos para segurança em Corumbá e Ladário

Você está visualizando atualmente Novo comandante do 6º BPM fala dos desafios e projetos para segurança em Corumbá e Ladário
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de fevereiro de 2024

Major Valdir Roloff Júnior, assumiu o comando do 6° Batalhão em Corumbá, com a missão de elevar o patamar do policiamento preventivo e ostensivo, na região de Corumbá e Ládario, cidades que juntas, somam quase 118.000 habitantes.

Nascido no Paraná, Major Valdir se considera um filho adotivo de Campo Grande há mais de três décadas. Ingressou na PMMS em 2009 e em seu currículo, acumula experiências em diversas cidades do estado, incluindo Dourados, Aquidauana, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande, onde enfrentou desafios significativos.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação Social do Comando de Policiamento da Fronteira Pantanal (CPA-3), o Major enfatizou os desafios de comandar o policiamento na região pantaneira, bem como o potencial de Corumbá, destacando suas tradições culturais e o turismo, especialmente durante o Carnaval, que atrai visitantes do Brasil e de países vizinhos. Ele ressalta a importância de um olhar diferenciado da Polícia Militar para essa cidade singular.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação Social do Comando de Policiamento da Fronteira Pantanal (CPA-3), o Major destacou o potencial de Corumbá, famosa por suas tradições culturais, pelo turismo de pesca e pelo Carnaval, que atrai milhares de visitantes todos os anos.

Ele também afirmou que Corumbá e Ladário são cidades com peculiaridades únicas no estado e que por isso, precisa de uma atenção especial da Polícia Militar.

O novo Comandante disse que planeja manter o trabalho juntamente com projetos realizados pelo 6º BPM, buscando sempre a integração com as demais forças de segurança e com a comunidade.

Roloff também disse que virá priorizar a capacitação e o bem-estar dos policiais militares, os quais são os responsáveis por garantir a ordem pública e a proteção dos cidadãos.

6oBPM

Confira a entrevista na íntegra:

Nesses anos de trabalho como oficial da Polícia Militar em outras cidades e MS, o que o senhor notou de peculiar em Corumbá?

O primeiro ponto foi a diversidade cultural da população, pela presença de cidadãos bolivianos na cidade, que provoca uma rica mistura da cultura pantaneira sul-mato-grossense. Já o principal fator de destaque, é o perfil acolhedor da população.

Corumbá e Ladário são cidades conhecidas pelo Carnaval, turismo pesqueiro e outros festejos tradicionais. O que o senhor pretende aprimorar na área de segurança para que os moradores locais e os turistas se sintam seguros?

Pretendo intensificar a filosofia de ‘policiamento comunitário’, com a aproximação mais direta e humanizada com o cidadão, tanto pela presença ostensiva da PM, quanto nos atendimentos recebidos no serviço 190, a fim de aumentar a sensação de segurança dos moradores e turistas. Somado a isso, intensificaremos as ‘operações policiais’ para retirar de circulação criminosos foragidos da justiça, drogas e armas. Paralelo a isso, manteremos as rondas policiais, fiscalização de trânsito e atendimentos diversos.

O 6° Batalhão PM também é conhecido na cidade pelos projetos sociais desenvolvidos. De forma resumida, quais são eles e quais são os públicos alvos?

Desenvolveremos os projetos sociais em três vertentes: O conhecido PROERD, dentro das escolas, na conscientização junto as crianças e comunidade, sobre os reais perigos das drogas; o Programa Mulher Segura (PROMUSE), no atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica, com acompanhamento dos cumprimentos das ‘medidas protetivas de urgência’, identificação e prisão de agressores e palestras educativas. Por fim, o Projeto KARATÊCOM, desenvolvido com crianças e adolescentes de baixa renda, que tem por objetivo formar cidadãos que busquem a disciplina, respeito e hierarquia, coisas essas que são comuns a atividade militar e as artes marciais.

Quanto ao efetivo, quais são as metas de aperfeiçoamento e valorização para o ano de 2024?

Nossa ideia central será pautada no conhecimento e no aperfeiçoamento das técnicas próprias do serviço policial militar de nosso efetivo. Estou certo de que um policial militar bem inserido no atual contexto social em desenvolvimento, certamente conseguirá desenvolver um trabalho que vá ao encontro aos anseios da comunidade e, principalmente, o da própria família, que o vê também como herói dentro de casa. Valorizar o profissional, que considero nosso maior patrimônio, é investir em qualidade de vida e segurança.

Um recado da PM ao cidadão corumbaense?

A Polícia Militar estará sempre pronta para atender nossa população. Estamos de portas abertas para o esclarecimento de dúvidas e recebimento de sugestões. Contem com nossos policiais militares que estão nas ruas, pois eles não medirão esforços em prestar os atendimentos que visem a segurança e o bem-estar do cidadão de Corumbá e Ladário.

  • Com informações, Assessoria de Comunicação Social do Comando de Policiamento da Fronteira Pantanal (CPA-3)

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular