Corumbá (MS)- O antigo Mercado Municipal de Corumbá, localizado na região central da cidade, ao lado do Transbordo Municipal, está em situação de abandono. Como muitos outros prédios públicos sob a responsabilidade de Prefeitura, o espaço tem se tornado um ambiente insalubre, e coloca em risco, inclusive, a saúde e segurança pública.
A constatação foi feita pelo vereador Nelsinho Dib, que nesta terça-feira, 30 de janeiro, realizou uma visita ao espaço. Segundo ele, a ausência do poder público, levou ao arrombamento e invasão do prédio que tem sido utilizado como abrigo por moradores de rua e também usuários de drogas, sem nenhuma intervenção do poder público.
Nelsinho afirmou que o desinteresse da prefeitura em tomar providências para solucionar o problema não é por desconhecimento do fato. O parlamentar afirmou que, como presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal, já vem solicitando a revitalização do prédio há algum tempo.
Em maio de 2021, ele apresentou um requerimento pedindo informações sobre o projeto de restauração do antigo mercadão, que anos antes, havia sido contemplado pelo Governo Federal, no PAC das Cidades Históricas. e até agora nenhuma providência foi tomada.
Em setembro do ano passado, ele fez nova cobrança, por meio de outro requerimento, direcionado ao prefeito Marcelo Iunes, com cópia ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, e ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cézar Freitas Duarte e até agora nenhuma providência foi tomada.
Desde então, a situação só piorou. Atualmente o espaço foi vandalizado, com as portas arrombadas e seu interior tomado de lixo, sujeira, fezes, restos de alimentos e até vestígios da utilização de álcool e droga.
“Estamos em recesso, mas os trabalhos continuam. Temos realizado visitas na cidade, fiscalizando principalmente os prédios públicos e a situação em que se encontra o antigo Mercado Municipal é preocupante. É preciso que o Poder Público tome as providências necessárias e faça com que aquele espaço volte a ser utilizado, frequentado pela população”, cobrou o vereador.
O vereador destacou que as reivindicações foram protocoladas de modo a alertar o poder executivo de que o espaço carece de atenção para evitar que seja vandalizado e traga riscos a população, mas apesar dos alertas, nada foi feito.
“A situação é a mesma, sendo preciso que sejam tomadas providências urgentes para devolver este espaço à população, para poder ser utilizado de maneira adequada”, completou o vereador.
Não é o único
A precariedade de espaços públicos geridos pela Prefeitura de Corumbá não é nenhuma novidade para população. Muitos, não é necessário sequer uma vistoria minuciosa para constatar a situação de abandono.
Um dos mais emblemáticos, é o próprio Paço Municipal. A sede do poder executivo corumbaense, tem se tornado piada e por várias vezes já viralizou nas redes sociais pela sua aparência degradante e reflexo do desleixo administrativo com a “coisa pública”.
Outros espaços tomados por lixo e denunciados ao longo dos últimos anos, são a escadinha da XV, o elevador funicular, que desde sua inauguração permanece inativo e abandonado, sem nunca ter entrado em operação.
O cemitério Santa Cruz, também é outro ponto lembrado pela administração pública apenas na véspera do feriado de finados, no restante do ano, inúmeras denúncias dão conta de que o local é utilizado por usuários de drogas e serve até de esconderijo para criminosos que cometem furtos na região central, entre outros.