Subsecretaria da Juventude leva curso de manutenção de motor de popa para comunidades ribeirinhas

Você está visualizando atualmente Subsecretaria da Juventude leva curso de manutenção de motor de popa para comunidades ribeirinhas
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de janeiro de 2024

Levar cidadania e empregabilidade para as comunidades ribeirinhas foi o objetivo do primeiro curso de manutenção de motor de popa oferecido aos jovens e adultos das comunidades ribeirinhas da região do Pantanal. 

Durante os dias 17 a 20 de janeiro, a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, pasta ligada à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) levou formação profissional à população em parceria com o Senai, Prefeitura e Coordenadoria de Juventude e Qualificação Profissional de Corumbá, Pesqueiro Dona Odila e Programa Povo das Águas.

Foram mais de 50 alunos aprendendo na teoria e na prática como identificar e resolver problemas que estão no dia a dia da comunidade que vive não só do turismo de pesca como também veem nos barcos o único meio de transporte para algumas regiões. 

WhatsApp Image 2024 01 23 at 11.14.14
Curso capacitou mais de 50 moradores das comunidades ribeirinhas que agora se sentem mais seguros a identificar avarias no motor. (Foto: Divulgação/SEC)

Mãe e filha, Cecília e Alanis Mendes participaram juntas da formação, e descrevem como agora se sentem mais seguras para realizar a manutenção no motor. “É muito importante ter um curso como este na nossa vida até mesmo por conta do turismo. A grande maioria das pessoas aqui vivem da pilotagem, e quando tem que consertar alguma coisa, que às vezes é básica, a gente precisa levar para Corumbá”, relata Alanis. 

As duas moram do outro lado da margem e usam diariamente o barco como meio de transporte. “Se acontecer alguma avaria no motor, a gente já sabe como consertar. Além de ser muito importante para a juventude aprender, porque esta é a nova geração que vai ficar aqui e vai precisar saber resolver os problemas”, completa a mãe. 

O curso foi realizado no Pesqueiro da dona Odila, e contou com a presença da empresária que ressalta nunca ter visto uma capacitação assim. “É uma grande oportunidade junto ao Governo e a Prefeitura para nós ribeirinhos. Este momento é único, eu estou com 30 anos aqui e nunca vi um curso de manutenção de motor sendo realizado aqui, e essa é a nossa condução principal, então é de grande valia”, comenta. Só no pesqueiro de Odila, é uma frota de 50 motores à espera de novos profissionais. 

“De repente vocês se abrem e veem que é uma boa oportunidade de profissão, ser mecânico. Para todo mundo que mora aqui é essencial, sem barco, sem motor não vivemos”.

WhatsApp Image 2024 01 23 at 11.14.16
Aulas incluíram teoria e prática para ensinar a fazer manutenção de motor de popa. (Foto: Divulgação/SEC)

Para o subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Jessé Cruz, a iniciativa exemplifica a sinergia entre entidades governamentais, instituições de ensino e órgãos locais para capacitar jovens e promover o desenvolvimento nas regiões ribeirinhas do estado.

“A ação revela a importância de investir na formação técnica dos jovens, especialmente nas comunidades ribeirinhas, onde o acesso à educação profissionalizante muitas vezes é limitado. Ao capacitar os participantes no curso de manutenção de motor de popa, a iniciativa visa não apenas fornecer habilidades práticas, mas também criar oportunidades de emprego e empreendedorismo, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades”, descreve Jessé. 

O curso foi realizado em parceria com o SENAI, uma instituição renomada na área de formação técnica. As aulas práticas e teóricas foram conduzidas por instrutores qualificados, proporcionando aos jovens participantes um conhecimento aprofundado sobre os componentes e funcionamento dos motores de popa. 

Coordenador técnico do Senai Corumbá, Herlon Souza Sommerfeld avalia a formação como uma oportunidade de trazer mais recursos financeiros para as comunidades. “A ideia é muito boa, porque você consegue estruturar uma competência profissional voltada à parte da mecânica, em consequência eles podem garantir a sustentabilidade financeira”.

Paula Maciulevicius, Comunicação SEC

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular