Polícia investiga sumiço de onça após coleira ser encontrada em rodovia

No momento, você está visualizando Polícia investiga sumiço de onça após coleira ser encontrada em rodovia
Na imagem da esquerda, a coleira de monitoramento cortada e na foto da direira, membros do Instituto Onça Pintada durante trabalho com onça (Fotos: Reprodução)
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

A Polícia Civil está investigando o caso de uma onça-pintada que pode ter sido abatida. Denúncia foi registrada por pesquisadores do Instituto Onça Pintada e Reprocon, que encontraram a coleira de monitoramento do animal cortada e jogada em um saco na região conhecida como Morro do Azeite, próximo à ponte na BR-262, em Miranda, município que fica a 208 km da Capital.

Ao Campo Grande News, o pesquisador da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e médico veterinário do instituto Reprocon, Gediedson Ribeiro de Araújo, de 42 anos, contou que os pesquisadores receberam uma notificação de “mortalidade da coleira” e quando chegaram no local indicado pelo GPS, acharam o equipamento danificado.

O médico contou que através do mapeamento do monitoramento, dava para saber que o felino estava andando por fazendas da região. Os pesquisadores suspeitam que a causa da morte está ligada ao conflito com a pecuária, caso a onça estivesse caçando o gado.

Essa é a quarta onça morta desde que o monitoramento começou. Em 2021, duas onças foram envenenadas, uma onça fêmea morreu por conta de idade e agora, em 2024, essa onça macho desapareceu.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Miranda como dano e está sendo investigado.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare