O Comando Militar do Oeste (CMO) iniciou, no dia 13 de janeiro, o deslocamento estratégico de um esquadrão de cavalaria mecanizado da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) para Boa Vista, em Roraima. O esquadrão faz parte da Operação Roraima, que visa reforçar a segurança na fronteira norte do país.
O deslocamento envolve uma complexa operação logística, planejada e conduzida pelo 9º Grupamento Logístico, sob a coordenação do Comando Logístico (COLOG) e do Centro de Coordenação de Operações do CMO (CCOp CMO).
A primeira unidade de marcha do Destacamento Logístico Guaicurus, composta por 50 militares e 32 viaturas, das quais 14 são Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Média de Rodas (VBMT Guaicurus), partiu das instalações do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde estava aprestada aguardando a ordem de deslocamento.
A unidade tem previsão de chegar a Porto Velho, em Rondônia, no dia 18 de janeiro, de onde embarcará nos meios fluviais do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), com destino a Manaus, no Amazonas. O deslocamento fluvial deve durar cerca de oito dias.
No dia seguinte, 14 de janeiro, o CMO deu continuidade ao deslocamento estratégico do esquadrão de cavalaria mecanizado, com a partida da segunda unidade de marcha do Destacamento Logístico Guaicurus, composta por 48 militares em 32 viaturas, das quais oito são Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Médio de Rodas (VBTP MR Guarani) e seis são Viaturas Blindadas de Reconhecimento (VBR Cascavel).
A Unidade de Marcha BRAVO também partiu do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, em Campo Grande, e tem previsão de chegar a Porto Velho no dia 19 de janeiro, de onde também embarcará nos meios fluviais do CECMA.