Um dia após ser extraditado da Bolívia para o Brasil acusado de matar policial penal é solto

Você está visualizando atualmente Um dia após ser extraditado da Bolívia para o Brasil acusado de matar policial penal é solto

O ex-diretor da Gaviões da Fiel, Elvis Riola de Andrade, conhecido como “Cantor” e apontado como integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital), foi colocado em liberdade por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Ele havia sido preso na Bolívia e entregue à PM (Polícia Militar) de Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande, de onde foi levado a São Paulo.

“Cantor” foi preso em Santa Cruz de La Sierra utilizando documentos falsos. A prisão foi comemorada pelas autoridades bolivianas, conforme postagem nas redes sociais. No mesmo dia foi repatriado ao Brasil, entrando por Corumbá. De lá, veio para Campo Grande de helicóptero e, em outra etapa do esquema de transferência, comandado pela PM, Elvis Riola seguiu viagem até Presidente Prudente (SP).

Segundo o site Metrópoles, a decisão da ministra Daniela Teixeira havia sido expedida no dia 18 de dezembro, reconsiderando um entendimento anterior do STJ. A ministra derrubou a prisão preventiva contra o ex-diretor da Gaviões da Fiel, expedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo ao julgar apelações de Riola e do Ministério Público quanto à sua condenação pelo Tribunal do Júri.

A defesa dele alegou à ministra do STJ que ele ficou preso preventivamente entre junho de 2010 e agosto de 2021, onze anos, enquanto a pena imposta a ele pelo Júri foi de 15 anos. Os advogados de Riola também argumentaram que, desde sua saída da prisão, ele estava trabalhando.

Daniela Teixeira considerou que o caso de Cantor não se enquadrava nos requisitos necessários para uma ordem de prisão preventiva e determinou, em liminar, que ele fique em liberdade até o julgamento final de seu habeas corpus pelo STJ.

O despacho de Daniela Teixeira também considerou a presunção de inocência do acusado. “Ao preservar a presunção de inocência e permitir que os indivíduos aguardem o desfecho de seus processos em liberdade, promovemos uma abordagem mais justa e equitativa, fortalecendo, assim, a confiança na justiça e o respeito aos direitos humanos”, escreveu a ministra.

Histórico 

Elvis foi apelidado de “Cantor” por sua atuação como cantor e dançarino em uma escola de samba. Ele também foi presidente da Gaviões da Fiel, a maior torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista, que disputa a primeira divisão do futebol brasileiro.

419007835 752566753397291 9141181276113990894 n

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular