Destaque Nacional, Dourados avança com vacinação em massa contra Dengue

Você está visualizando atualmente Destaque Nacional, Dourados avança com vacinação em massa contra Dengue
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de janeiro de 2024

Dourados (MS)– A vacina contra a dengue, chamada de Qdenga, está sendo aplicada na rede pública de Dourados desde quarta-feira (3). A cidade é a primeira do país a receber o imunizante, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda. A procura pela vacina aumentou no segundo dia de campanha, que já registra mais de mil pessoas vacinadas.

A Qdenga é a primeira vacina contra a dengue aprovada pelo Ministério da Saúde, que pretende distribuí-la para outros municípios em breve.

A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de seis meses, e oferece proteção por cinco anos. Segundo a prefeitura de Dourados, a parceria com o laboratório prevê o fornecimento de 150 mil doses para a cidade, que tem cerca de 220 mil habitantes.

O secretário de Saúde de Dourados, Waldno Lucena Jr., se disse satisfeito com a adesão da população à vacinação. Ele afirmou que a meta é vacinar todas as pessoas entre 4 e 59 anos, a qual são o público alvo da campanha.

Dengue

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também pode transmitir outras doenças como zika, chikungunya e febre-amarela. Os sintomas da dengue incluem febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas na pele e sangramentos. Em alguns casos, a dengue pode evoluir para formas graves, que podem levar à morte.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 1,5 milhão de casos de dengue e mais de 800 mortes pela doença em 2022. O estado do Mato Grosso do Sul foi o segundo com maior incidência de casos, com mais de 100 mil notificações e 40 óbitos.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular